Browsing by Author "Cardoso, Maria Manuela Reis"
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- A edificação de territórios educadores: potencialidades e constrangimentos de um concelho do interior centro de PortugalPublication . Cardoso, Maria Manuela Reis; Abrantes, PedroO contexto educativo atual revela recetividade à visão holística da educação que assente na multidimensionalidade do aluno, na participação comunitária e no reconhecimento do potencial educativo dos territórios, desencadeia novas formas de regulação, de organização e de realização do trabalho pedagógico e (re)introduz conceitos como o Território Educador. Esse construto educativo, assumido como uma unidade coesa, orgânica e multidimensional, requereria para a sua edificação uma relação tripartida equilibrada e fluída entre as componentes Território-Escola-Comunidade e uma estrutura competente, multifacetada e multinível que a concretizaria. A presente investigação pretendeu equacionar a viabilidade dessa edificação num concelho do interior centro de Portugal, perspetivando atores, ações e processos, aferindo perceções, e ponderando formas de instituição, participação, gestão e regulação desse construto educativo. Para consecução desses objetivos foi realizado um estudo descritivo assente numa metodologia mista que cruzou informações recolhidas nas entrevistas realizadas a diversos atores, internos e externos, com dados obtidos nos inquéritos por questionário aplicados aos professores dos órgãos colegiais, encarregados de educação e alunos, e com observações reunidas nas atividades concretizadas. Os resultados revelam abertura ao ideário do Território Educador e reconhecimento da importância da articulação entre instituições que o promovam. Indiciam também alguma resistência aparentemente associada a inseguranças face à mudança e a uma visão conservadora do ensino que condiciona práticas pedagógicas inovadoras. A viabilidade deste Território Educador parece exigir recentragem conceptual pois, tendo o património como núcleo central da ação, seria possível potenciar sinergias e maximizar a margem de progressão detetada canalizando-a para o enriquecimento da aprendizagem dos alunos.