Browsing by Author "Cannas, Ana Cristina Gouveia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina ManiquePublication . Cannas, Ana Cristina Gouveia; Moreira, J. AntónioO trabalho que desenvolvemos pretendeu caracterizar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) definem o seu perfil pedagógicodidático; como conduzem e desenvolvem o processo de ensino e aprendizagem e como procedem à avaliação desse processo. Para concretizar estes objetivos, o estudo incidiu sobre o grupo de professores de línguas dos CEF do CED de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, I.P., instituição vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de refletir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas a todos os professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Para além disso, recorremos ainda à observação direta de aulas de alguns destes professores e à análise de documentos da instituição. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que, de facto, existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma forte componente pedagógica adequada a este contexto específico, aliada a uma série de características pessoais positivas, como a flexibilidade, a tolerância, a capacidade de comunicação e um relacionamento interpessoal de elevado nível. Os dados também revelam que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógicodidáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas.