Browsing by Author "Berg, Marisa Barreto von"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plataformas educativas no ensino de Português Língua Não Materna (PLNM)Publication . Berg, Marisa Barreto von; Dias, Helena BárbaraEm meio ao intenso movimento da sociedade, o recurso a plataformas educativas no ensino de línguas vem adquirindo grande importância, traduzido no empenho de um crescente número de instituições de ensino que as adotam em seus programas de formação, sejam estes total ou parcialmente on-line, cujas demandas aumentam exponencialmente. O aumento dessas demandas deve-se ao fato de o mundo virtual ser composto por recursos digitais, os quais possibilitam o compartilhamento de informações e o aumento da cooperação e da comunicação entre os indivíduos (LÉVY, 2000). Levando-se em consideração que tanto em ambientes presenciais quanto em ambientes virtuais de aprendizagem pretende-se formar indivíduos críticos e corresponsáveis por sua própria aprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas devem ser repensadas para se adequarem ao novo contexto que surge na sociedade contemporânea. Desta forma, torna-se necessária uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas no ensino de línguas para que as instituições de ensino possam dar conta das novas demandas e formar um aprendiz que seja capaz de transformar conhecimentos, deixando de ser acrítico. Pesquisas recentes (HAGUENAUER et al, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) mostram que a utilização de plataformas educativas requer uma mudança de comportamento não só dos aprendentes, mas principalmente dos professores, que serão condutores do processo de mudança. Portanto, é muito importante que a implantação e a utilização de plataformas educativas no ensino de PLNM sejam monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Neste trabalho utilizou-se a variedade brasileira.