Browsing by Author "Bento, Maria Augusta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização da internet pelos jovens em contexto pessoal e escolar : um estudo de casoPublication . Bento, Maria Augusta; Amante, LúciaEsta investigação decorreu numa Escola Secundária com 3º ciclo de Lisboa. Os sujeitos foram 132 alunos de seis turmas, três turmas do nono ano e três do décimo segundo ano de escolaridade e tem como objectivos: verificar o tipo de utilização que é dado ao computador e à Internet pelos alunos; analisar como os jovens avaliam as formas comunicacionais proporcionadas pela Internet, analisar o tipo de utilização que é dado ao Mensageiro Instantâneo pelos alunos; compreender se o Mensageiro Instantâneo tem uma função socializadora; conhecer a opinião dos jovens quanto ao tipo de linguagem que é usado no Mensageiro Instantâneo; perceber o que torna o Mensageiro Instantâneo atractivo para os jovens e verificar em que contexto os alunos utilizam as Mensagens Instantâneas. Este trabalho foi desenvolvido tendo por base um questionário construído por nós. Os resultados obtidos apontam para uma apropriação inegável do computador e da Internet pelos jovens; para a utilização do Mensageiro Instantâneo essencialmente para comunicar por escrito com jovens normalmente da mesma faixa etária, nomeadamente, amigos, colegas de turma e outros colegas de escola; para um carácter socializador do Messenger, na medida em que ele vem satisfazer duas grandes necessidades sentidas pelos adolescentes, a necessidade de criar e manter os amigos e a necessidade de pertença a um grupo; para a utilização pelos alunos de um código próprio nas comunicações através do Messenger, código esse que não ameaça a Língua Portuguesa, a linguagem abreviada usada no Messenger constitui somente mais uma forma de utilização da língua; para o Messenger ser uma modalidade de comunicação atractiva por preencher a necessidade de socialização sentida pelos jovens destas faixas etárias; para o facto de os alunos reconhecerem as potencialidades do Messenger em contexto educativo e para uma utilização deste nesse contexto, embora a sua utilização seja mais em contexto social. São indicadas linhas para futuras investigações.