Browsing by Author "Azevedo, Paulo Jorge Santos de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de wikis na disciplina de matemática do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Azevedo, Paulo Jorge Santos de; Tinoca, LuísAs ferramentas da Web 2.0 estão cada vez mais presentes em todos os níveis do ensino. Estas ferramentas são utilizadas em diferentes disciplinas para o desenvolvimento e/ou divulgação de projetos de diferentes naturezas. Os wikis são um exemplo de ferramentas cujas potencialidades têm sido investigadas nos últimos anos, tanto no ensino a distância como no ensino presencial. A possibilidade de se desenvolverem atividades de aprendizagem colaborativa tem sido relatada como motivadora para os alunos. Mas as potencialidades dos wikis vão para além da motivação. A criação de páginas de Internet, visíveis para o público ou apenas para um determinado grupo de pessoas, editáveis por quem for autorizado para tal, que se constituem não apenas como um repositório de texto, imagem e gráficos, mas como instrumentos ou artefactos de aprendizagem, torna os wikis em recursos de aprendizagem a considerar no ensino presencial. Os alunos podem tornar-se, assim, construtores do seu conhecimento, um conhecimento em construção, fruto da colaboração e da negociação. O novo programa de Matemática do Ensino básico, homologado em 2007, e as tarefas propostas pelo Ministério de Educação colocam ênfase na atividade/tarefa realizada em grupo, recolocando o aluno no papel cimeiro do processo de aprendizagem. As recomendações constantes do programa referem a utilização de recursos tecnológicos como meios de exploração de conteúdos. Os meios tecnológicos, hoje disponíveis nas escolas portuguesas, permitem envolver os alunos em atividades colaborativas e interativas que devem ir para além da assistência passiva, de efémero deslumbramento com apresentações animadas ou da exposição unilateral de conteúdos. Pretendemos com este estudo identificar potencialidades e constrangimentos da utilização de um wiki em contexto de sala de aula de Matemática, com uma turma do 6.º ano de escolaridade. Pretendemos também saber se a utilização de uma ferramenta wiki, na disciplina de Matemática, no Ensino básico, como recurso a ser explorado por alunos de forma orientada, pode conduzir ao sucesso das aprendizagens. Concluímos com este estudo, que a utilização de wikis na aprendizagem de conteúdos matemáticos é útil e eficaz, se apoiar aprendizagens colaborativas e for suportada por uma planificação cuidada, com a definição adequada de conteúdos a abordar e com atividades suportadas por guiões de trabalho que coloquem os alunos no centro do processo de construção do conhecimento.