Browsing by Author "Alegria, Isabel Maria Reis"
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- Imaginário histórico e construção identitária em Crónica de D. João I, A Abóbada e Memorial do Convento : uma perspetiva comparatistaPublication . Alegria, Isabel Maria Reis; Dias, Isabel de BarrosCom este trabalho procede-se a uma leitura comparativa de três obras literárias referenciadas no Programa de Português do ensino secundário - Crónica de D. João I de Fernão Lopes, A Abóbada de Alexandre Herculano e Memorial do Convento de José Saramago – tendo como fio condutor e tema central a ser escrutinado a construção da identidade em articulação com a construção de algumas edificações significativas. No primeiro capítulo, são apresentados alguns conceitos-chave para uma melhor clarificação do tema, tais como “nação” e “nacionalismo”, procedendo-se, posteriormente, a uma caracterização de um possível modelo ocidental de nação. Sobre este modelo, seguiu-se uma trajetória conducente a evidenciar o mito cristão como um dos vetores sobre os quais assenta a formação da civilização europeia. Por fim, procede-se à definição dos aspetos fundamentais da identidade nacional, dirigindo-se, a seguir, a nossa atenção para o caso português e para as etapas decisivas da construção da identidade nacional. Na segunda parte, avançamos para uma reflexão sobre imaginário e a sua presença no discurso histórico, onde apresentamos algumas definições sobre o conceito e abordamos alguns pressupostos sobre os limites entre literatura e discurso histórico. Foi ainda contemplado o lugar do imaginário histórico na narrativa. A terceira parte é dedicada à leitura comparativa das três obras. Deste modo, procedeu-se à identificação dos principais alicerces do comparativismo, enfatizando-se os estudos temáticos enquanto suporte teórico sobre o qual o cruzamento entre os textos foi desenvolvido. Os temas que se afiguraram prementes para esta leitura e estudo comparativos foram a construção da identidade, a alteridade: Nós/ O Outro e o mito cristão. Antes da análise dos textos, é feita uma abordagem teórica sobre os temas e as obras. A quarta e última parte do trabalho é consagrada à exposição de algumas propostas de atividades pedagógicas suscetíveis de serem aplicadas nas aulas de Português, para os três anos de escolaridade do ensino secundário, e também em articulação com a disciplina de História.