Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sustentabilidade Social e Desenvolvimento by Author "Albernaz, Tito Damião"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Valor sustentável do turismo em Lisboa e no segmento do alojamento localPublication . Albernaz, Tito Damião; Martinho, Ana Paula; Ramalho, NelsonO conceito de valor sustentável é crucial para o futuro das sociedades e ecossistemas, mas carece de sistematização. O sector do Turismo é quintessencial na centralidade do valor sustentável, tão dependente de equilíbrios frágeis entre dimensões de valor, escolhas dos consumidores e respetivas transações multidimensionais. Para perceber o conceito do valor sustentável precisamos de ganhar perspetiva sobre a segmentação e a optimização da oferta e da procura, incorporando o papel das percepções, posições éticas, racionalidades, atitudes, das externalidades negativas criadas pela atividade humana, bem como os fatores que potenciam ou inibem a geração de valor. Este trabalho procurou aprofundar, numa abordagem multi-stakeholder, o funcionamento da geração de valor sustentável em Lisboa como destino turístico, no Alojamento Local. Para o efeito, conduziram-se três estudos empíricos assentes na seguinte literatura:sistemas adaptativos complexos (CAS), optimização, valoração contingente, regressão logística e análise de clusters. Com base numa revisão sistemática da literatura que ofereceu suporte teórico, foi desenvolvido um primeiro estudo qualitativo, realizado mediante entrevistas a peritos do setor. Os resultados da análise de conteúdo corroboraram a importância destas cinco dimensões do valor sustentável (social, ambiental, económica, cultural, de governança), diferencialmente valorizadas pelos stakeholders, sugerindo decisões multidimensionais, mas assimétricas devido a trade-offs. Mediante estes resultados, foi desenvolvido um estudo quantitativo e qualitativo. Um inquérito a 262 turistas estrangeiros em AL na Área Metropolitana de Lisboa e a 10 operadores. Os turistas foram segmentados em clusters e, com base num modelo de optimização (FMINCON, Regressões e Clusters k-means), um cluster revelou optimizar a geração de valor sustentável, incorporando as cinco dimensões, os fatores PUSH-PULL, elevada WTP - willingness to pay por mais sustentabilidade no destino. Este resultado é amplificado quando a pro-sustentabilidade dos turistas se reflete na forma como escolhem os seus operadores, na medida em que a distância percebida entre a sustentabilidade atual e a ideal do destino (segmento Lisboa-AL) é reduzida ao mínimo. Conclui-se que o valor sustentável, a sua multidimensionalidade, trade-offs e fatores PUSH-PULL, justificam análises de optimização. Na procura por melhorar o desempenho sustentável, a par da geração de valor multidimensional, os decisores deveriam adoptar esta matriz para planear e investir em estratégias de maximização do valor sustentável no sector do Turismo.