Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Ferreira, Joaquim Armando"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Escala de identidade profissional de professores de educação física: procedimentos de construção e validaçãoPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António Gomes; Ferreira, Joaquim ArmandoO presente estudo descreve os procedimentos da construção de uma escala de identidade profissional de professores da área da educação física e as suas qualidades psicométricas. Depois de breves considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou-se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu-se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Depois de realizado um pré-teste, e, poste- riormente, administrada a escala a uma amostra de 206 professores de educação física, concluiu-se que o instrumento possui qualidades psicométricas satisfatórias. A análise da consistência interna dos dois fatores identificados revelou que se trata de um instrumento fidedigno. Assim, uma vez que estes fatores se apresentam internamente consistentes e bem definidos pelos itens e logicamente, concluímos que a escala revela qualidades psicométricas que recomendam o seu uso como instrumento de investigação. Para além de bons indicadores de validade, as medidas aplicadas caraterizam-se por uma fidelidade boa ou adequada e estruturas fatoriais interpretáveis, sugerindo que avaliam, de forma consistente, as variáveis que pretendem medir, constituindo-se como um instrumento adequado para avaliar a identidade profissional dos professores de educação física.
- Escala de satisfação profissional de professores de educação física: procedimentos de construção e validaçãoPublication . Moreira, José António; Ferreira, António Gomes; Ferreira, Joaquim ArmandoEste trabalho apresenta um estudo que descreve os procedimentos da construção de uma escala de satisfação de professores da área da educação física, designada de Escala de Satisfação de Professores de Educação Física (ESPEF), e as suas qualidades psicométricas. Depois de considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou‐se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu‐se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Para além de bons indicadores de validade, globalmente, as medidas aplicadas caracterizam‐se por uma fidelidade boa e estruturas fatoriais interpretáveis.