Educação Multicultural
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Browsing Educação Multicultural by Author "Couto, Américo de Oliveira"
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- Família e educação da criança nos Kibbutzim israelitas : contributos para o estudo da educação intercultural em meio multicultural e diaspórico judaicoPublication . Couto, Américo de Oliveira; Ramos, NatáliaO KIBBUTZ é um modelo societal, tipicamente israelita, que transformou a sua essência original utópica numa realidade social de vida comunitário-colectiva plenamente integrada na sociedade israelita global. Representando apenas cerca de 2,2% da população israelita, este micro-cosmos sócio-cultural, económico e educacional, depois de depurado das suas ortodoxias e fundamentalismos politico-ideológicos e religiosos, (anos 70-90), apresenta-se, nos dias de hoje, aos judeus, não só israelitas, mas também diaspóricos, como uma forte alternativa á vida urbana. O processo de descolectivização do Kibbutz, advindo da transformação da sua economia, tipicamente agrária, numa economia industrial de gestão capitalista dos meios de produção e da instauração do sistema meritocrático no seu seio, tornou o princípio de igualdade, “a cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo as suas capacidades”, passível de várias interpretações que deram ao Kibbutz contemporâneo uma nova imagem e um novo sentido ontológico à sua existência. Neste Kibbutz restaurado e modernizado, a família tradicional, também ela recuperada dos escombros de um “non-familistic Kibbutz system”, sionista-socialista que perdurou durante décadas, (anos 20-90 – Federação Kibbutzim HaArtzi), reocupou o seu lugar-centro na vida colectiva que já lhe havia sido outorgado aquando da fundação do primeiro Kibbutz - Degania. Esta reermegência da família Kibbutznik e a recuperação do status da mulher-mãe heverat (membro feminino do Kibbutz), estilhaçou toda a lógica comunialista da Chinush Meshutaf (Educação Colectiva), e da Beit Yeladim Linah Meshutefet (Casa da Criança – pernoitação colectiva), transformando-a numa Beit Yeladim Linah Mispachti (Casa da Criança – pernoitação na Casa de Família) aberta ao exterior e adaptada às mais modernas exigências didáctico-pedagógicas da modernidade educativa israelita. O Estudo cujo design metodológico é marcadamente qualititivo, humanístico-naturalista e descritivo, sustenta-se no paradigma da análise, interpretação e significação indutivo-exploratória de múltiplas e diversificadas fontes. Nele, todos os vectores da pesquisa e da problematização da temática-problemática estudados em três diferentes protótipos de federações Kibbutzim, (TAKAM, HaArtzi ; HaDati ), convergem para inter-implicação dos seus dois principais constructos, a família e a educação (intercultural) da criança em meio predominantemente multicultural. Embora sempre redutíveis à dimensão da amostra, as mais contundentes conclusões do Estudo reiteram que o Kibbutz hodierno é uma comunidade-escola inclusiva de todas as diferenças e uma ilha de tolerância onde se faz a experiência pedagógica da alteridade. O Kibbutz hodierno não subsistiria, tal como subsistiu durante décadas, sem a implicação directa da mulher-mãe na educação intercultural da criança, já não orientada para a formação exclusiva do homo Kibbutznikus, mas para a educação da criança nos valores da cidadania universal.