Mestrado em Contabilidade e Auditoria | Master's Degree in Accounting and Auditing - TMCA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Contabilidade e Auditoria | Master's Degree in Accounting and Auditing - TMCA by Author "Martins, Nélia Maria Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A contabilidade analítica nas instituições de ensino superiorPublication . Martins, Nélia Maria Pinheiro; Rei, Constantino MendesNas últimas décadas, importantes reformas contribuíram para a implementação de um sistema de contabilidade pública e para o melhoramento da informação económica e financeira apresentada pelos organismos e serviços públicos. Estas reformas foram efectuadas num contexto de redefinição do sector público na economia nacional, com vista a controlar as despesas públicas, através da implantação progressiva da gestão por objectivos, e a introduzir técnicas de gestão que incrementassem a prestação de serviços neste sector. Não obstante, medir a eficiência, a eficácia e a economia neste tipo de organismos é um processo árduo, na medida em que os seus múltiplos objectivos de prestação de serviços, dos quais não faz parte a maximização do lucro, dificultam a sua realização. Assim, de entre as alternativas desenvolvidas para dotar este sector de actividade de adequados mecanismos de administração, por forma a contribuir activa e eficazmente para o processo de tomada de decisões, destaca-se a necessidade de existir informação gerada no âmbito da contabilidade analítica. A contabilidade analítica no sector público foi introduzida por força de lei, em 1997, com a publicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP). Depois deste plano, apareceram outros, adaptados às especificidades de cada actividade do sector público, dotando as respectivas instituições com um sistema de informação e gestão. O POC-Educação é, neste contexto, um bom exemplo, integrando três aspectos: orçamental, patrimonial e analítica; sendo este último aquele que merece maior ênfase. Contudo, a implementação deste sistema integrado nas instituições apresenta-se como uma actividade complexa que, para além de exigir numerosos meios financeiros, materiais e humanos, e enfrenta limitações de tempo. Neste sentido, o presente trabalho de investigação pretende, por um lado, determinar se as instituições de ensino superior em Portugal estão a implementar o sistema de contabilidade analítica, a que o POC-Educação obriga. Por outro lado, identificar as dificuldades sentidas aquando da sua implementação e, nos casos em que tal não se verificou, diagnosticar as razões de tal insuficiência. Complementarmente, pretende desenvolver-se um caso de estudo, utilizando o sistema de Activity Based Cost (ABC) para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda