DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Author "Abalroado, Fausto José Vermelho"
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- A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Marques, Maria do Céu; Martins, AmílcarMotivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
- A prossecução curricular da educação musical pela experimentação do repertório saias : uma abordagem educativa intercultural transfronteiriçaPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Martins, AmílcarPartindo de uma delimitação histórica, geográfica, concetual, sócio cultural e tipológica do repertório local “saias”, no intuito de uma articulação curricular a nível de uma educação musical intercultural, o estudo orienta a ação focalizando-se nas características próprias do território educativo oliventino, outrora sob administração portuguesa. A produção de significados pela experimentação musical num contexto intercultural tenta enfatizar as questões relativas a um (re)conhecimento identitário. A Escola pode e deve promover a integração de saberes, valores e sensibilidades que consagrem e reflitam a diversidade cultural dos alunos. É fundamental conseguirmos obter de forma genuína e autêntica o “sentir” dos alunos na construção da sua identidade. O carácter universal da linguagem musical e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática, consubstancia os nossos propósitos em aproximação metodológica inspiradora ao Modelo de Relação Pedagógica de Legendre (1993; 2005), concretamente nos diferentes polos relativos às situações de aprendizagem que implicam os Sujeitos destinatários, o Objeto da nossa investigação centrado na atividade musical, a relevância do nosso papel enquanto Agentes, e o Meio que envolve todo o contexto da ação educativa. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa, as opções metodológicas dum estudo desta natureza pressupõem procedimentos no sentido de experimentar, inquirir e examinar, sendo o investigador o instrumento principal da investigação. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma 6 A do colégio Francisco Ortiz Lopéz de Olivença, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. Na aplicação, são tidas em consideração as orientações curriculares presentes no sistema educativo espanhol, numa perspetiva de enquadramento e fundamentação legal. De entremeio entre a cultura dominante instituída e a cultura ancestral, as atuações curriculares antevêem a realidade dos alunos, contribuindo para o conhecimento e compreensão do seu passado projetado no futuro. A educação musical intercultural tem essa virtude universalista de facilitar o acesso identitário.