Educação | Education
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Browsing Educação | Education by Author "Boléo, Ana Maria Mendonça Santos de Paiva"
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- A importância da formação intercultural para a docência de português língua estrangeira/língua segunda a adultos, em contexto de ensino superiorPublication . Boléo, Ana Maria Mendonça Santos de Paiva; Miranda, Branca; Sequeira, Rosa MariaA presente investigação incide sobre a formação de professores de português como língua estrangeira/língua segunda a adultos, em contexto de ensino superior, nomeadamente no que se refere à área da interculturalidade. Neste sentido, procurou-se analisar a visão destes profissionais sobre as características do perfil docente, gerais e específicas a esse âmbito, bem como explorar as ideias que têm sobre as suas próprias práticas pedagógicas. Paralelamente, quis-se compreender a visão de formadores de professores acerca dos contextos de ensino/aprendizagem e da formação específica existente nesta área em Portugal. Assim, no primeiro caso, recorreu-se a um inquérito por questionário e, no segundo, a um inquérito por entrevista. Concomitantemente, foram analisados os programas de todas as UC obrigatórias das licenciaturas referidas no questionário, bem como os programas referentes à oferta formativa específica na área de português língua estrangeira, língua segunda e língua não materna da rede pública universitária, ao nível da pós-graduação, 2º e 3º ciclos, com o objetivo de se encontrar evidências que contemplassem a diversidade cultural, a diversidade linguística, a educação intercultural e o trabalho em contextos multiculturais. Apesar de apenas metade dos professores ter admitido ter recebido formação sobre as questões interculturais, de uma forma geral, os docentes estão sensibilizados para a importância da valorização de todos os alunos. No entanto, alguns indícios sugerem que há uma diferença entre as práticas que se assinalam como as mais corretas e aquilo que, efetivamente, se faz. Noutro ângulo, embora alguns dos programas analisados contemplem os eixos investigados, há formações em que tal não se verifica de uma forma evidente. Tendo em conta a crescente procura pela aprendizagem da língua portuguesa, por estudantes do ensino superior e por imigrantes (embora a primeira tenha vindo a aumentar e a segunda a diminuir) e reconhecendo que o ensino da língua pode e deve ser um veículo de formação intercultural dos alunos, acreditamos que deve haver, por parte das instituições de ensino superior, uma aposta sólida na formação dos professores de português como língua estrangeira/língua segunda.