Educação | Education
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Browsing Educação | Education by Author "Abalroado, Fausto José Vermelho"
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- A prossecução curricular da educação musical pela experimentação do repertório saias : uma abordagem educativa intercultural transfronteiriçaPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Martins, AmílcarPartindo de uma delimitação histórica, geográfica, concetual, sócio cultural e tipológica do repertório local “saias”, no intuito de uma articulação curricular a nível de uma educação musical intercultural, o estudo orienta a ação focalizando-se nas características próprias do território educativo oliventino, outrora sob administração portuguesa. A produção de significados pela experimentação musical num contexto intercultural tenta enfatizar as questões relativas a um (re)conhecimento identitário. A Escola pode e deve promover a integração de saberes, valores e sensibilidades que consagrem e reflitam a diversidade cultural dos alunos. É fundamental conseguirmos obter de forma genuína e autêntica o “sentir” dos alunos na construção da sua identidade. O carácter universal da linguagem musical e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática, consubstancia os nossos propósitos em aproximação metodológica inspiradora ao Modelo de Relação Pedagógica de Legendre (1993; 2005), concretamente nos diferentes polos relativos às situações de aprendizagem que implicam os Sujeitos destinatários, o Objeto da nossa investigação centrado na atividade musical, a relevância do nosso papel enquanto Agentes, e o Meio que envolve todo o contexto da ação educativa. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa, as opções metodológicas dum estudo desta natureza pressupõem procedimentos no sentido de experimentar, inquirir e examinar, sendo o investigador o instrumento principal da investigação. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma 6 A do colégio Francisco Ortiz Lopéz de Olivença, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. Na aplicação, são tidas em consideração as orientações curriculares presentes no sistema educativo espanhol, numa perspetiva de enquadramento e fundamentação legal. De entremeio entre a cultura dominante instituída e a cultura ancestral, as atuações curriculares antevêem a realidade dos alunos, contribuindo para o conhecimento e compreensão do seu passado projetado no futuro. A educação musical intercultural tem essa virtude universalista de facilitar o acesso identitário.