Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA by advisor "Bidarra, José"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Blendwave: uma ferramenta de sound design para autores audiovisuaisPublication . Neto, Werther Teixeira de Azevedo; Bidarra, JoséEsta dissertação apresenta a ferramenta de suporte à criatividade (CST) Blendwave, produto de uma investigação baseada na prática com enfoque na desmistificação e democratização do processo de sound design dentre autores de obras audiovisuais. Partindo da hipótese de que a criação do som se tornou inacessível para usuários não especializados em razão da inadequação e/ou complexidade das ferramentas digitais disponíveis, a investigação inicia-se pela análise do estado da arte do ferramental dedicado à sonoplastia, identificando possíveis pontos de atrito para usuários inexperientes. Após a apresentação da abordagem metodológica, segue o relato do processo de design e construção de um artefato digital para prototipagem rápida do som, ideologicamente ancorado na simplicidade de outras ferramentas populares. Por fim, obedecendo a uma abordagem de desenvolvimento iterativo, o software é testado e avaliado qualitativamente e quantitativamente, tanto em termos de usabilidade, como em sua capacidade de fornecer suporte criativo ao ato de projetar novos sons
- Modelo de ebook multimédia para divulgação cultural investigação e desenvolvimento de um protótipo no formato EPUBPublication . Natálio, Carlos; Bidarra, JoséEsta investigação teve por objetivo investigar as possibilidades de criação de um modelo de ebook interativo, com o título “A Lagoa de Óbidos”, no formato EPUB3, e a compreensão das vantagens e desvantagens da sua utilização sustentada num painel com 21 participantes. O formato EPUB (electronic publication) define um conjunto de características específicas para a criação e a distribuição de publicações digitais. Estas especificações têm sido desenvolvidas e implementadas pelo International Digital Publishing Forum (IDPF) que, em 2011, aprovou a versão 3, designada como EPUB3. A inclusão de novas tecnologias - HTML5, CSS3, JavaScript - numa publicação digital deu origem a esta investigação, um estudo de caso que pretendia conhecer as potencialidades dessa integração em ebooks interativos e a sua possível utilização em diferentes áreas do saber. O trabalho da recolha de textos e a sua análise permitiram a criação de um protótipo de ebook interativo, cujo objetivo era a estruturação das especificações que compõem a versão EPUB3. As opiniões sobre as possibilidades que este modelo apresenta, ao nível da usabilidade e dos recursos utilizados, foram colhidas através de um “Questionário de Opinião”, onde participaram 21 voluntários. O tema escolhido para o ebook foi “A Lagoa de Óbidos” por considerarmos um lugar de memória cultural, com características paisagísticas, históricas, sociais e ambientais reconhecidas e que lhe dão uma identidade própria merecedora de ser divulgada, através de textos, imagens, vídeos, animações e jogos. A análise dos resultados obtidos no “Questionário de Opinião”, leva-nos a concluir que a maioria da amostra sentiu que a leitura do ebook foi uma experiência variada, interessante e ativa. A totalidade achou que a interatividade trouxe benefícios à compreensão dos assuntos. Em síntese, a opinião dos sujeitos em relação ao ebook “A Lagoa de Óbidos foi considerada bastante positiva. No entanto, a opinião quase uniforme dificulta a análise da relação entre as variáveis do “Questionário de Opinião” levando à necessidade de aprofundar este estudo.
- Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidadePublication . Pinheiro, José Alberto Raposo; Bidarra, JoséA edição de imagem é um fenómeno massificado, popularizado pelo uso de uma ferramenta: o Photoshop. A exploração publicitária deste recurso tem alterado não só a forma como nos olhamos através das imagens, mas também como ajustamos o nosso pensamento nos processos de criação. No interior das agências de publicidade há alterações organizacionais, acentuando o papel da imagem na construção da narrativa, mas, simultaneamente, afastando o referente — o real — e marcando o papel significativo das pós-imagens. A fotografia publicitária é cada vez mais construída e cada vez menos captada. Ao processo digital através do qual alteramos ou compomos uma imagem chamamos PÓS-PRODUÇÃO fotográfica e é comum ouvirmos dizer que a Publicidade nunca mais foi a mesma após o Photoshop. Mas será que antes do Photoshop não existia edição de imagem? A construção deste trabalho visa possibilitar um olhar sobre a indústria criativa através desta possibilidade, a PÓS-PRODUÇÃO fotográfica, olhando a história, a estética e os impactos, à luz das possibilidades de alteração sublimada da realidade. Este estudo tenta preencher uma ausência, a de um olhar sobre as pós-imagens na publicidade. Tenta igualmente encontrar um referencial para abordagem a uma ideia de Pós-produção fotográfica em publicidade. Concentra-se nas qualidades pós-imagéticas no universo da publicidade — uma das forças direcionais da hibridização cultural — tentando perceber o que está por detrás: os bancos de imagem, o digital, o hiperconsumo, a persuasão, a mediatização.