Educação
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Browsing Educação by advisor "Teixeira, António"
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- A educação básica e secundária e a formação do cidadão-trabalhador do séc. XXI : gestão estratégica das competências?Publication . Oliveira, Alexandre Lopes de; Teixeira, António; Sousa, António Evangelista deA Reorganização Curricular do Ensino Básico e a Reforma do Ensino Secundário, corporizadas através do Dec.-Lei nº 6/2001 e Dec.-Lei nº 74/2004, respetivamente, introduziram no contexto educativo português o conceito de competência como eixo estruturante das políticas curriculares. Assumindo, por um lado, a polissemia do conceito e a multiplicidade das suas implicações, tomando em linha de conta a sua origem (mundo do trabalho) e difusão através de organizações e contextos supranacionais e, por outro lado, a relevância fundamental do papel dos professores enquanto gestores pedagógicos, capazes de determinar o sucesso ou insucesso das políticas educativas, na medida em que, pela sua ação de recontextualização, o currículo prescrito se transforma em currículo real, entendemos como essencial conhecer as formas de apropriação do conceito de competência por parte dos professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário, assim como as suas implicações na gestão pedagógica (práticas curriculares de planificação, lecionação e avaliação). Face aos objetivos definidos, delineámos a metodologia de investigação recorrendo à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados/informação e a análise de conteúdo como técnica de análise desses dados/informação. Concretamente falando, construímos, validamos e aplicamos uma entrevista semiestruturada, referente ao conceito de competência e às suas implicações na gestão pedagógica levada a cabo pelos professores, aplicada a docentes de diferentes disciplinas e dos diferentes níveis do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na região do Porto e Grande Porto (Gaia, Gondomar, Maia, Valongo, Resende). Os resultados do estudo parecem-nos apontar no sentido de uma apropriação superficial do conceito de competência, encontrando reduzida tradução ao nível da gestão pedagógica dos professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário.