Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE
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Browsing Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais | Master's Degree in Information and Enterprise Systems - TMISE by advisor "Cruz, Armando Jorge Ribeiro da"
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- A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáuticaPublication . Silva, Gustavo; Morgado, Leonel; Cruz, Armando Jorge Ribeiro daOs mundos virtuais têm sido usados com sucesso em diversas áreas, como por exemplo na formação, por criarem ambientes imersivos propícios à colaboração, onde os utilizadores interagem usando avatares. Apesar de ser consensual a importância destes mundos para a colaboração, ainda não se conhece o suficiente sobre o impacto da comunicação não verbal sobre essa colaboração em contextos de formação em mundos virtuais tridimensionais. Neste trabalho desenvolveu-se uma investigação segundo o método do estudo de caso aplicado à formação de práticas de manutenção aeronáutica, tendo em vista recolher dados para melhorar o conhecimento que se tem sobre este tema através da aplicação de um protocolo específico proposto por Cruz et al. em 2015, seguindo a perspetiva de Yin de 1994, desenvolvido como um instrumento de recolha de dados e para ser aplicado a novos estudos de caso: utilização do mesmo processo para obtenção de novos dados. Para a implementação deste estudo de caso, construiu-se um simulador como apoio a um módulo teórico de e-learning, desenvolvido com software apropriado, viabilizando um módulo prático realizado num mundo virtual tridimensional usando a plataforma Open Simulator. Este módulo criado, num cenário de manutenção aeronáutica, previu uma atividade colaborativa específica: o reboque de um avião por uma equipa de reboque. O módulo teórico de e-learning permitiu a um grupo de formandos adquirem conhecimentos sobre a condução dessa atividade de manutenção necessários para simular no cenário. Esta simulação foi realizada pelos formandos que executaram um conjunto de procedimentos colaborativos, previamente estudados, permitindo a observação direta das atividades desenvolvidas durante o reboque do avião pelos seus avatares no cenário (interações entre eles e com os objetos). Da observação das atividades extraiu-se um conjunto de dados, dos quais se obteve um conjunto de cadeias de evidências (elementos de prova), algumas consolidando os dados já obtidos no caso piloto construído por Cruz et al. em 2015 e outros criando novas cadeias, aumentando o número de fontes de evidências.