LE@D | Doutoramentos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D | Doutoramentos by advisor "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom o desenvolvimento de novas tecnologias, nas últimas décadas têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens de ensino-aprendizagem. Conceitos como mobile learning (m-learning) afloram e transformam o ambiente de aprendizagem em cenários móveis e de mobilidade. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para o m-learning no campo da educação em línguas, e em particular verificar como pode enriquecer o desenvolvimento de competências comunicativas (sobretudo escritas) no ensinoaprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), no ensino superior. Considerou-se, para esse efeito, a análise e a implementação das apps Kahoot!, Padlet e Socrative. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo). Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a utilização de dispositivos móveis aliada ao uso das três apps referidas - Kahoot!, Padlet e Socrative - contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas tarefas educativas. Foi também possível atestar que o recurso às apps em análise, principalmente a app Padlet e a app Socrative, permitiram desenvolver e melhorar competências de compreensão e de produção escrita. No que diz respeito à app Kahoot!, confirmou-se ser uma app mais direcionada para o gaming, fomentando maior espírito de competição. Em suma, consideramos que estas apps, articuladas com estratégias de ensinoaprendizagem em m-learning, coadjuvam no desenvolvimento das competências para a aprendizagem do século XXI. Destaca-se ainda que esta abordagem se adequa assim às mudanças da sociedade atual, provocando desafios pedagógicos e novas formas de aprendizagem em PLE, prevendo-se alargar a sua implementação ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras, também no Ensino Superior.
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel Candeias DiasA revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, nas quais as pessoas se podem ver como cidadãos ativos e não apenas consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema sempre assumiu um papel educacional, mas encontra agora possibilidades e caminhos novos para intervir. As novas formas de viver o cinema têm influência nas atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC) e reforçam os seus objetivos educacionais. Assim, pretendeu-se compreender como o PNC tem utilizado as redes sociais digitais, sistematizando a sua presença nestas plataformas online, e, ainda, contribuir para melhorar a sua aplicação no contexto da sociedade atual. Os fundamentos enquadradores reportam-se à tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, considerando, portanto, a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, atendendo aos estilos de vida digitais do presente. Metodologicamente, a investigação assume-se como um estudo de caso, tendo sido recolhidos e analisados dados, aliando métodos quantitativos e qualitativos, possibilitando a respetiva triangulação. Conclui-se que, em termos globais, o PNC utiliza as redes sociais para distribuir conteúdos e ampliar a sua missão, gerindo uma comunidade online de pessoas com diferentes funções/perfis, mas assumindo o cinema e a educação como interesse comum. Evidenciouse, também, uma estratégia de fornecer novos inputs através da partilha de conteúdos vindos do exterior ao Plano. Finalmente, observamos que tem explorado as possibilidades e oportunidades das redes sociais, assumindo a sua presença online como complementar à presença física nas escolas.
- Mobile learning e educação em línguas: contributos para a aprendizagem do inglês no ensino superior onlinePublication . Pombo, Candida; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEsta investigação procurou averiguar os contributos que o mobile learning (mlearning) pode conferir à Educação em línguas, nomeadamente em Inglês, no Ensino Superior online. Na sociedade do conhecimento, enraizada num mundo plural, global e caleidoscópico, a aprendizagem móvel, ubíqua, nómada e invisível tornou-se crucial no acesso a esse conhecimento e na produção e partilha do mesmo. A moldura teórica norteou-se pelo seguinte tríptico enquadrador: i) a aprendizagem móvel e contextualizada no quotidiano, caracterizada pela mobilidade das tecnologias, dos aprendentes e do conteúdo; ii) a educação em línguas estrangeiras (LE) online, nomeadamente em Inglês, língua franca da globalização, disponibilizada pela Universidade Aberta (UAb), em oferta educativa formal, à qual o mlearning propiciou um carácter de imersão virtual duplamente mediado, através do interface da aula virtual da UAb e do Dispositivo Móvel (DM); iii) as aplicações digitais móveis (apps), conducentes a processo(s) de ensino e aprendizagem gamificado(s). O processo de diagnose, desenho, implementação e avaliação de estratégias e atividades para aprender uma LE com recurso ao mlearning revelou um elevado potencial, visando transformar os estudantes em construtores do seu próprio conhecimento, ao invés de meros recetores do mesmo. Em total consonância com uma investigação digitalmente imersiva e com a abordagem comunicativa do ensino da LE, adotou-se a metodologia de Design-Based Research (DBR), conjugando uma integração metodológica, que informou e enformou o processo de investigação. Sendo sistémica, flexível, interativa e iterativa, a nossa DBR consubstanciou-se em três ciclos iterativos, com vista a testar e refinar os desenhos metodológicos. Os resultados decorrentes da investigação comprovaram o funcionamento dos princípios de Desenho ao longo do(s)processo iterativo(s) e permitiram validar a proposta de taxonomia de caracterização de apps que foi criada no âmbito do estudo. Além disso, alguns instrumentos e ferramentas desenhados para ensinar e aprender revelaram-se e funcionaram como instrumentos de recolha de dados. Mais ainda, concluiu-se que a aprendizagem móvel pode consubstanciar um paradigma de aprendizagem, conducente à inclusão e ao acesso ao conhecimento para todos, ao longo da vida e em todos os seus domínios, em qualquer lugar e a qualquer hora. Numa palavra, a Vida e a Educação entretecem-se, numa simbiose que o mlearning otimiza e, assim, almeja-se que os contributos emergentes da presente investigação abram novos horizontes de pesquisa.
- Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriaisPublication . Abreu, Renato; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e elearning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo podem ser integrados no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, é possível concluir que com a utilização dos dispositivos móveis a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em Hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.
- Mobile learning e pensamento computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativosPublication . Nunes, José Manuel Freixo; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAprender através de uma aplicação instalada num telemóvel só é possível porque a evolução tecnológica foi enorme. O computador pessoal, a expansão das redes, os dispositivos móveis com aplicações variadas e diversos objetivos concretizaram esta possibilidade. Um desses objetivos está associado ao mobile learning que consiste no ensino e na aprendizagem através de aplicações instaladas em telemóveis. O desenvolvimento de aplicações será facilitado, por exemplo, se for aplicada uma forma de análise de problemas, designada por pensamento computacional que consiste numa abordagem à forma de resolver problemas de programação mas que também pode ser aplicada noutras áreas. Assim, considerou-se pertinente desenvolver uma investigação com a finalidade de perceber as possibilidades de integração do mobile learning e do pensamento computacional no ensino básico associado ao desenvolvimento de aplicações (Objetivo principal). A investigação foi realizada com alunos do 8.º e 9.º Ano do Colégio Manuel Bernardes. Os alunos do 9.º Ano produziram aplicações móveis tendo em vista o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras e os alunos do 8.º Ano experimentaram e testaram a aplicação realizada. A recolha de dados primários e secundários foi realizada através de pesquisa em documentação, questionários e entrevistas. A estratégia de análise consistiu em primeiro lugar na análise dos documentos pesquisados, criando resumos e avaliações críticas. Os alunos participantes e os professores responderam a um questionário sobre o tema em investigação. Os dados obtidos foram tratados e analisados tendo em vista aceitar ou rejeitar as hipóteses sugeridas e associadas às questões de investigação. Os dados quantitativos foram analisados através do SPSS, os dados qualitativos requereram uma classificação por categorias, pelo que, quando necessário, se procedeu a uma sumarização, categorização, estruturação ou até mesmo uma enumeração das categorias encontradas. A metodologia de investigação empregue foi o Design Based Research que foi escolhida por ser sistemática mas flexível, através de uma análise iterativa, de projeto, de desenvolvimento e implementação, baseada na colaboração entre o investigador e os participantes. Relativamente a todo processo de desenvolvimento e teste das aplicações produzidas podemos concluir que há possibilidades de integrar o mobile learning e o pensamento computacional no ensino básico. Será necessário no entanto continuar a investigar como proceder a esta integração nomeadamente seguindo orientações relacionadas com a inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação.
- As tecnologias tridimensionais como contributo para a aprendizagem da matemática no ensino superiorPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturNa presente investigação conjugam-se três alicerces da atualidade, a aprendizagem da matemática, o ensino superior e as tecnologias, nomeadamente as tridimensionais, e em particular a realidade aumentada. Estes são domínios ainda pouco analisados, incluindo em Portugal. Assim, procurou-se contribuir para estas áreas de conhecimento com a finalidade de problematizar o papel das tecnologias tridimensionais no ensino e na aprendizagem da Matemática. Metodologicamente optou-se pelo Design-Based Research, numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), de índole descritiva. Os instrumentos de recolha de dados incluem, além de grelhas de observação participante, inquéritos previamente validados e testados, o que permite triangular os dados obtidos. O inquérito por entrevista foi aplicado a docentes de Análise Matemática e o inquérito por questionário disponibilizado online a estudantes de Engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Como resultados, salienta-se o facto de a implementação destas tecnologias tridimensionais permitir aos estudantes alcançar a autonomia necessária para que possam apreender conceitos mais abstratos, quer em sala de aula, quer recorrendo a uma plataforma online, onde os conteúdos 3D criados em Realidade Aumentada foram disponibilizados. Constata-se ainda uma clara recetividade por parte dos estudantes em integrar dispositivos móveis nas aulas, para recorrer àquele tipo de conteúdos. De igual modo, os docentes inquiridos revelam abertura para usar as tecnologias tridimensionais, embora não o façam devido a limitações como o tempo, a extensão do programa, o número excessivo de estudantes em sala de aula, e o próprio desconhecimento sobre as mesmas. Em suma, e também porque neste estudo confirmámos a nossa convicção de que o papel das tecnologias tridimensionais é significativo e relevante, continuaremos a recorrer à realidade aumentada como contributo para uma melhor e mais motivadora aprendizagem da matemática.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é um recurso incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, mas pode ser também uma estratégia pedagógica? O presente estudo foi motivado por esta questão, à qual pretende dar resposta, tendo-se, para o efeito, implementado e avaliado a sua integração curricular no contexto do Programa Wikipédia na Universidade. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso – a turma de uma Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta (Portugal). Para além dos estudantes e da equipa docente, participaram no estudo embaixadores do capítulo português da Wikimedia Foundation. Para a recolha de dados foi considerada a observação, que se desenvolveu em diversos ambientes virtuais de aprendizagem, e o inquérito – questionários aos estudantes, em diversos momentos; entrevista à docente coordenadora da unidade curricular. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens em participar no Programa Wikipédia na Universidade, nomeadamente por se tratar de um programa específico para contextos educativos que permite quebrar a sensação de isolamento, fomentar a colaboração no contexto da educação e ciência aberta, e alcançar maior transparência no processo de ensino-aprendizagem. Já os estudantes, inicialmente com diferentes perceções e utilizações da Wikipédia, foram revelando, ao longo do semestre letivo, um envolvimento e uma adesão cada vez maiores, quer ao programa, quer às atividades de wikificação, contribuindo como prosumidores para a criação de conteúdos abertos no âmbito da cultura participatória. Conclui-se, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do Programa Wikipédia na Universidade teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. De facto, estes estudantes demostraram a sua preferência por atividades/trabalhos com wikificação por contraponto a atividades/trabalhos tradicionais, bem como a sua vontade em continuar a contribuir para a Wikipédia; reconheceram ainda que os trabalhos/atividades com wikificação implicam uma maior aquisição de competências. Assim, desejamos que a integração curricular da Wikipédia, e a sua utilização como recurso educacional aberto e enquanto estratégia pedagógica, possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.