Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Miranda, Branca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os websig no ensino da geografia no 3º ciclo : estudo de casoPublication . Curto, João Paulo Manteigas Lopes; Miranda, BrancaÉ imperativo a redução do desfasamento entre a actual sociedade de informação e comunicação e as suas ferramentas tecnológicas amplamente disseminadas e a escola, onde ainda predominam as metodologias tradicionais e magistrais. A escola tem se apropriar das ferramentas tecnológicas ao dispor da sociedade, obrigando a uma revisão das estratégias, metodologias e actividades, inerentes ao modo como os professores ensinam e os alunos aprendem, adaptando-as à linguagem dos meios. Esta revisão passa pela adopção de metodologias mais activas, de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno, sob orientação do professor. Nesta sociedade de carácter tecnológico e globalizante, o conhecimento do mundo que nos rodeia é cada vez mais imprescindível. O raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados, aspecto transversal a todo o currículo do 3º ciclo do ensino básico. Os sistemas de informação geográfica (SIG) são uma ferramenta tecnológica de grande valor para o ensino da geografia e para a aquisição da literacia geográfica. Com o aparecimento dos websig (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet), várias condicionantes de utilização dos SIG foram removidas. Apesar das suas características, propícias à sua integração no ensino, esta integração tarda em chegar. O objectivo deste trabalho, baseado num estudo de caso, é perceber se, para além da sua gratuitidade e do fácil acesso e utilização, (i) os websig são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino da geografia, (ii) se a formação e a informação são duas componentes essenciais para a apropriação, pelos professores, destas ferramentas, (iii) como deve ser realizada a formação de uma forma eficaz, adequada e intencional, visando a utilização lectiva dos websig e (iv) quais as principais condicionantes desta utilização.