Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW by advisor "Baptista, Ricardo José Vieira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de aplicativo web para visualização de informação hidrológicaPublication . Moreira, Bruno Medeiros; Baptista, Ricardo José Vieira; Rotunno Filho, Otto CorrêaOs dados geocientíficos ambientais gerados, em especial de natureza hidrológica, são normalmente em formatos complexos e não podem ser entendidos e visualizados facilmente sem um pré-processamento, demandando ferramentas específicas da área de sistemas de informações geográficas, que requerem um conhecimento especializado. Diante desse cenário, os aplicativos web tornam-se um excelente meio para torná-los acessíveis com vistas a atender públicos distintos, quer sejam técnicos ou leigos. No entanto, a experiência necessária para desenvolver tais aplicativos enfrenta alguns desafios em potencial. Em linhas gerais, esses obstáculos podem ser caracterizados pelos seguintes elementos que os desenvolvedores precisam superar: (i) acessibilidade e tratamento de dados, (ii) identificação, seleção e configuração dos softwares requeridos para atender as resoluções espaciais e temporais; (iii) avaliação e configuração da infraestrutura computacional necessária para disponibilizar informação hidrológica; (iv) configuração e programação entre os diferentes arcabouços para o desenvolvimento da interface de utilização (frameworks); (v) construção de gráficos e estatísticas significativas para análise dos dados hidrológicos processados. Nesse sentido, o trabalho propõe-se a investigar ferramentas de código livre e desenvolver um aplicativo web responsivo para acessar a informação hidrológica disponibilizada por missões de satélites e por estações pluviométricas in situ, que, em função dos diversos campos espaço-temporais gerados, requer processamento para visualização. O estudo de caso foi desenvolvido para dados hidrológicos do Brasil gerenciados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Foram pesquisadas diversas tecnologias e ferramentas de código aberto para sistemas de informações geográficas e desenvolvimento web em geral, sendo as principais ferramentas selecionadas discriminadas na sequência: Nginx como servidor web com NodeJs, STRAPI como API REST para gerenciamento de conteúdo dos dados hidrológicos, MapLibre como biblioteca que usa WebGL para renderizar mapas interativos, as bibliotecas GDAL/GMT para processamento dos dados hidrológicos e React para produzir a interface de utilizador. Como resultado, o aplicativo permitiu visualizar informação geocientífica de mais de 1500 pontos de interesse pluviométrico no Brasil em forma de gráficos para facilitar a interpretação das séries históricas de chuva.
- Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learningPublication . Grilo, Ricardo; Morgado, Leonel; Baptista, Ricardo José VieiraA realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.