Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | Language Didactics - Multilingualism and Education for Global Citizenship by advisor "Gale, Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho Carver"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de materiais didáticos audiovisuais para uma plataforma de aprendizagem, com vista ao apoio do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do português como língua não materna em contexto asiáticoPublication . Pereira, João Paulo Raposo; Gale, Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho CarverOs materiais didáticos constituem um elemento intrínseco do processo educativo, assumindo um papel fundamental no ensino e aprendizagem de línguas. A configuração destes reflete a evolução dos suportes, assim como das teorias linguísticas e de aprendizagem. Atualmente, novos desafios se levantam a quem desenvolve materiais didáticos, decorrentes das características do ambiente comunicacional global, que passam por promover a aquisição de novas literacias, associadas à compreensão e domínio das formas digitais de representação da informação. Nesse sentido, este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem do Português como Língua Não Materna, ao nível da compreensão de textos audiovisuais. Mais concretamente, propomos desenvolver materiais didáticos audiovisuais com vista à integração de uma plataforma de aprendizagem criada para o efeito, a que se deu o nome de Português à Vista, tendo como público-alvo os professores e aprendentes da Licenciatura de Estudos de Tradução Português-Chinês da Universidade de São José em Macau. Procura-se, assim, dar resposta não só à falta de materiais deste tipo, como também ir ao encontro das dificuldades que os aprendentes dos vários níveis de proficiência linguística normalmente evidenciam em relação à compreensão de textos orais, e que são particularmente sentidas no que respeita aos recursos audiovisuais. Por outro lado, pretende-se promover a utilização de abordagens recentes na área do ensino da compreensão do oral de línguas não maternas – nomeadamente da abordagem metacognitiva –, ainda muito ausentes nos materiais didáticos, no sentido de desenvolver a consciência do aprendente em relação ao processo auditivo e à utilização de estratégias que aumentem os índices de compreensão. Teve-se ainda em conta a evolução das técnicas e abordagens de exploração didática do vídeo e os resultados da investigação da área da Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador. O trabalho apresenta o processo de desenvolvimento dos materiais, assim como da plataforma de aprendizagem, e inclui a testagem dos materiais realizada pelos destinatários dos mesmos.