DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by advisor "Alexandre, Paulo Morais"
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- Uma escola com arte(s) projecto de educação artística do St. James' Primary School : estudo exploratório sobre o seu impacto e aplicaçãoPublication . Moniz, Sofia Cardoso; Martins, Amílcar; Alexandre, Paulo MoraisO estudo que teve lugar no St. James’ Primary School, em Cascais, visa ressalvar a importância das artes durante o Key Stage 2 (1º e 2º ciclos) justificando a sua contribuição para uma educação criativa e cultural. O problema de pesquisa que norteou esta investigação partiu do facto das idades correspondentes a estes ciclos, terem, durante o seu percurso escolar, pouquíssima ou nenhuma relação com qualquer expressão artística. Esta relação ocorre sobretudo em situações meramente circunstanciais e sem pontes, nem pontos norteadores que tornem essas experiências significativas. Assim, é objetivo desta investigação-ação caracterizar a implementação deste projeto, que tem como objetivo inserir as artes no currículo com carácter obrigatório, relacionando-as com outras disciplinas. É nosso propósito explanar como essa inserção foi feita e avaliar se ao proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos artísticos e interesse pela criação, de uma forma interdisciplinar, lhe dará ferramentas para que ao longo da sua vida se arrisque a criar. Acreditando que daí resulte um conhecimento menos fragmentado e disperso. A questão central da pesquisa foi assim formulada: Como se caracteriza o projeto de educação artística no St. James’ Primary School? Esta investigação abordará as diversas transformações ocorridas entre o início e o término do projeto – início do ano letivo 2010/2011 até ao final do ano letivo 2012/2013 – numa investigação-ação de carácter exploratório, fazendo uma análise às mudanças que se foram introduzindo, após cada avaliação, em cada ano letivo. Este estudo está dividido em duas partes. A primeira abordará o enquadramento teórico-conceptual. A segunda expõe a metodologia da investigação e o seu contexto empírico, a descrição e análise de dados e as conclusões finais. Em termos metodológicos, esta pesquisa qualitativa recorreu ao uso de questionários de perguntas estruturadas, entrevistas e diários de bordo, acompanhados com filmagens e reportagens fotográficas. Concluímos que o aumento de carga letiva foi bem aceite por toda a comunidade, que os professores com atividade artística favorecem a abordagem do ato pedagógico, e que é possível articular as artes com as diversas disciplinas e conhecimentos veiculadas pela escola.