Liderança Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Liderança Educacional by advisor "Bastos, Glória"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudançaPublication . Matias, Isabel; Bastos, GlóriaNos últimos anos temos assistido a múltiplas iniciativas institucionais no sentido de promover a modernização das escolas do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e a mudança e inovação nas práticas pedagógicas dos professores. Neste contexto, importa olhar para o papel das bibliotecas escolares (BE). De facto, desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, e sobretudo já no presente século, tem-se verificado que vários projetos orientados para a inovação nas escolas têm tido a BE como um parceiro relevante. São exemplo desta situação programas nacionais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e o Plano Tecnológico de Educação (PTE). Simultaneamente, as escolas do 1.º CEB passaram por diferentes formas de organização (agrupamentos horizontais, verticais e mega-agrupamentos) que inevitavelmente influenciaram as dinâmicas da BE nessas escolas. Nesta investigação pretendeu-se analisar as relações entre essa estrutura pedagógica e os programas referidos, a partir de dois agrupamentos de escolas (AE) na região do Algarve. Examinou-se também o efeito das reorganizações estruturais que as escolas do 1.º CEB desses AE enfrentaram no que se refere ao trabalho da BE. Esta análise foi articulada com a verificação da visibilidade da BE em 91 relatórios de avaliação interna e externa dos AE do distrito de Faro, respeitantes a seis anos letivos. A pesquisa empírica recorreu a entrevistas aos diretores, professores adjuntos da direção responsáveis pelo 1.º CEB; à aplicação de um inquérito por questionário aos professores do 1.º CEB e à análise documental. O estudo evidencia que o PNL foi incorporado pela BE de modo significativo e o PNEP, a reorganização escolar e o PTE de forma menos notória. Mostra, ainda, que a BE é referida na avaliação interna e externa como uma valência pedagógica e não apenas como mero espaço físico.
- Concepções, trajetórias e práxis educativa : um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo VerdePublication . Varela, Florenço Mendes; Bastos, GlóriaEm consequência de trabalhos realizados no âmbito da Educação de Adultos, o presente trabalho é um estudo que teve como propósito a busca da compreensão sobre as conceções, trajetórias e práxis educativa que nortearam o programa de formação dos educadores de adultos, no período de 1994 a 2000, os principais resultados e suas repercussões na política de Educação de Adultos em Cabo Verde. Objetivou-se, por meio desta investigação: conhecer o contexto histórico-político-social da educação no período de implementação do programa; analisar as conceções político-educacionais e teórica-metodológicas que fundamentaram a conceção e práxis educativa; compreender os resultados do programa e suas repercussões nas políticas educativas; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre a formação de educadores e seu aporte no aprimoramento do sistema educativo. Para a realização deste estudo, foram inquiridos e entrevistados os principais intervenientes no programa. Tratando-se de um estudo longitudinal, esta investigação teve como proposta metodológica aquela que se aproxima e se caracteriza como investigação qualitativa, destacando o estudo bibliográfico e a análise documental. A construção do marco conceptual apoiou-se em vários autores com realce para Paulo Freire (1919-1997). A análise dos dados recolhidos junto dos sujeitos da investigação permite confirmar resultados excecionais do programa e repercussões significativas em diferentes âmbitos e contextos do sistema educativo, desde a independência do país, em 1975, com impacto nas políticas educativas atuais. Da análise interpretativa dos documentos e dos dados fornecidos pelos sujeitos da investigação, resulta que o programa teve resultados positivos e repercussões: na melhoria dos índices de alfabetização da população caboverdiana; na melhoria da atuação profissional dos/as educadores/as de adultos; na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos; na democratização do acesso à educação; no fortalecimento do sistema educativo nacional.
- A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesasPublication . Duarte, Susana Maria Paulino Gonçalves; Bastos, Glória; Botelho, Maria do Carmo Severino Duarte GriloO Plano Tecnológico de Educação (PTE) pretendeu equipar tecnologicamente as escolas públicas de Portugal continental, procurando introduzir, por essa via, alterações e inovação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, importa destacar o papel que os coordenadores do PTE tiveram localmente, já que foram os responsáveis pela sua implementação dentro das escolas. Focámos assim a nossa investigação na figura dos CPTE, de forma a percebermos como o PTE tinha sido implementado e liderado nas escolas. Partimos de um enquadramento do problema, perspetivado em torno de três temas: a construção do Plano Tecnológico de Educação, destacando os seus três eixos e projetos, a problemática da incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação e o papel da liderança em projetos de inovação e mudança. O estudo empírico realizado apoiou-se fundamentalmente em métodos quantitativos, complementado por elementos qualitativos. Foi aplicado um inquérito a uma amostra com representação nacional, de 100 CPTE, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal continental com ensino secundário. Este inquérito permitiu perceber quem foram estes coordenadores ao definirmos o seu perfil relativamente às suas características pessoais e profissionais, às suas competências nas dimensões previstas para a função, bem como à sua liderança, neste caso concreto através da utilização do MLQ, de Bass & Avolio. Permitiu ainda determinar as condições de implementação do PTE e os principais constrangimentos. Os resultados obtidos comprovaram que nem todos os objetivos inicialmente propostos para o PTE foram concluídos ou implementados. No entanto, o balanço a nível tecnológico e de gestão é bastante positivo e menos a nível pedagógico. A liderança desempenhada pela generalidade dos CPTE enquadrou-se no perfil ideal identificado por Avolio & Bass (1995), onde as características de liderança transformacional são as mais manifestadas, complementando-se com algumas de liderança transacional.
- A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de SargentosPublication . Timana, Sebastião Eduardo; Bastos, Glória; Fontes, JoséEsta investigação teve como propósitos analisar a perceção que os professores militares da Academia Militar e da Escola de Sargentos das Forças Armadas (das Forças Armadas de Defesa de Moçambique) têm das suas práticas de liderança e examinar ainda as suas perceções sobre a formação ministrada nessas instituições nas áreas da liderança e da cidadania. Na primeira parte do presente trabalho apresenta-se um percurso breve pelas principais teorias que marcaram o século XX na área da liderança. Reflete-se igualmente sobre o papel que as lideranças assumem nas organizações e como fator de mudança, em geral, para posteriormente focalizar-se o caso concreto do contexto militar. Para a componente empírica da investigação optou-se por um estudo de carácter quantitativo no qual foram inquiridos 138 professores militares, sendo 76 na AM e 62 para ESFA. Foi construído um inquérito que procurava captar a percepção sobre a formação que é ministrada nas instituições em análise, nomeadamente nas áreas de cidadania e liderança para os cursos de formação de Oficiais e Sargentos. O inquérito inclui ainda o inventário das práticas de liderança de James M. Kouzes & Barry Z. Posner, manifestadas por cinco domínios nomeadamente: “mostrar caminho”; “inspirar uma visão comum”; “desafiar o processo”; “habilitar os outros a agir”; “encorajar vontade”. Da análise dos resultados conclui-se que apesar de formarem militares com perfis diferentes, não há diferenças estatisticamente significativas entre as práticas de liderança tanto dos professores da AM assim como da ESFA. Em ambos os grupos sobressai a dimensão “encorajar a vontade”. Em relação às áreas de formação na área da cidadania e da liderança, os professores da ESFA manifestaram índices mais elevados de satisfação.
- As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em MoçambiquePublication . Khan, Nazir; Bastos, GlóriaAs lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos.