Educação e Interculturalidade
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Browsing Educação e Interculturalidade by advisor "Carmo, Hermano"
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- Fatores interculturais no envelhecimento autónomo : estudo de um grupo de seniores residentes na área urbana de Viana do CasteloPublication . Cachadinha, Manuela Benvinda Vieira Gomes Cachadinha; Ferreira, Manuela Malheiro; Carmo, HermanoNas sociedades atuais a educação assume um papel de importância estratégica. A literatura na área das ciências sociais e das ciências da educação coloca em evidência a importância da educação ao longo da vida. Também se verifica que outros dois fenómenos caraterizam as sociedades do presente: o envelhecimento demográfico crescente e a globalização económica e cultural que se expande a todas as áreas do mundo. A globalização implica, entre outras coisas, um movimento intenso de mercadorias e de pessoas que migram para diferentes pontos do globo. Portugal tem uma população com vasta experiência migratória e tem também uma população cada vez mais envelhecida. Neste contexto, a reflexão sobre as implicações sociais, políticas e educativas do envelhecimento revela-se crucial. Uma das referidas implicações relaciona-se com a importância da manutenção da autonomia funcional e social por parte dos que envelhecem por forma a não se transformarem num problema social e político. Para a manutenção da autonomia, a educação ao longo da vida assume atualmente uma importância fundamental. A educação pode permitir aos seniores adaptarem-se à sociedade da informação (e ao mundo globalizado), contribui para a manutenção de níveis elevados de atividade e para um envelhecimento bem-sucedido. A nossa investigação tem como objetivo geral perceber em que medida as diferentes experiências socioculturais e as características educativas, advindas da migração durante a vida, se relacionam com as vivências diárias autónomas de um grupo de seniores selecionados. No nosso trabalho, começamos por fazer uma revisão da literatura mais relevante sobre envelhecimento, sobre educação e sobre interculturalidade. Durante a investigação empírica entrevistamos um conjunto de seniores com experiência migratória e que estão a residir atualmente na zona urbana de Viana do Castelo. Os nossos entrevistados produziram narrativas que nos permitiram perceber os motivos da sua partida, que falam da sua experiência migratória e intercultural que retratam a forma como vivem atualmente e o que pensam sobre a sua vida. Concluímos que a experiência intercultural influência o envelhecimento autónomo.