Educação e Interculturalidade
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Browsing Educação e Interculturalidade by advisor "Aires, Luísa"
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- Diversidade e inclusão no Ensino Superior Politécnico : da caraterização à compreensão das vivências dos estudantesPublication . Manso, Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves; Aires, LuísaO presente estudo tem como objetivo compreender quem são e que vivências têm os estudantes que ingressaram numa instituição de Ensino Superior Politécnico por diferentes regimes de acesso. Considera-se que a compreensão e conhecimento dos obstáculos/desafios encontrados pelos estudantes no Ensino Superior é fundamental para a implementação de medidas conducentes a um Ensino Superior mais inclusivo. Reconhecendo-se que o Ensino Superior tem uma cultura própria associada a múltiplas literacias e discursos que os estudantes precisam de conhecer e dominar para estarem incluídos, desenhou-se o presente estudo tendo como referência os contributos da Perspetiva Sociocultural. Em termos metodológicos, recorreu-se a um modelo de investigação misto que envolveu duas fases sequenciais. Na primeira fase realizou-se um estudo de orientação quantitativa e qualitativa para caracterização dos estudantes (n=287) que ingressaram no primeiro ciclo de estudos de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico no ano letivo de 2011/2012, quanto a elementos sociodemográficos, a motivos e expetativas para a frequência do Ensino Superior, e à realização académica dos estudantes. Numa segunda fase realizou-se um estudo de aprofundamento, de orientação qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas (n=14), realizadas a estudantes que ingressaram no ES por diferentes vias de acesso e a docentes com funções de coordenação de cursos de 1º ciclo de estudos, com o intuito de perceber como perspetivam e se posicionam face à diversidade dos estudantes. Os resultados permitiram identificar alguns obstáculos/desafios enfrentados pelos estudantes relacionados com a frequência do Ensino Superior, assim como a referência a uma experiência enriquecedora do ponto de vista das suas aprendizagens e desenvolvimento pessoal.
- Educação global: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeiaPublication . Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves; Aires, LuísaA presente investigação pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre a educação global em contexto escolar junto de alunos e professores de uma Escola Europeia, em contexto internacional, procurando-se ressaltar alguns aspetos fulcrais deste fenómeno, a partir da seguinte questão de investigação: Quais são as perceções dos alunos e dos professores sobre a educação global e o desenvolvimento das competências globais numa Escola Europeia, em contexto internacional? Dada a relevância da comunicação nas sociedades atuais e os seus contributos para a globalização, destacamos os conceitos de globalização, cultura e comunicação, relevando o papel da comunicação e das tecnologias de informação como promotores de um diálogo entre culturas. Entendemos como fundamental o papel da competência intercultural e a sua influência ao nível das interações e da comunicação entre pessoas de diferentes culturas. Importa, ainda, destacar o papel da cidadania nos planos nacional e internacional, que surge de uma forma cada vez mais globalizada, remetendo para uma interdependência de comportamentos associados ao bem comum. Face aos desafios globais, a educação global exige novas abordagens ao nível dos sistemas, das políticas e das práticas educativas, que remetem para uma abordagem holística e interdisciplinar, sustentada por currículos escolares com um enfoque em temas globais, direcionados para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Partindo do objetivo geral “analisar e melhorar o conhecimento efetivo sobre a educação global”, optamos por uma metodologia de investigação mista e, como técnicas de recolha de dados, optamos por um questionário e pela entrevista semiestruturada. Numa primeira etapa, foi construído e validado um questionário que, posteriormente, foi aplicado a cento e cinquenta e quatro alunos do quarto e quinto anos de escolaridade do ciclo primário e a alunos do primeiro ao sétimo ano do ciclo secundário que frequentam uma Escola Europeia em contexto internacional. Numa segunda etapa, procedeu-se à realização de quatro entrevistas a dois professores do ciclo primário e dois do ciclo secundário na mesma escola. Os resultados obtidos em ambas as etapas, permitiram reunir um conjunto de evidências que apontam para o desenvolvimento das competências globais na Escola Europeia Alfa XX, destacam-se alguns projetos que envolvem componentes da cidadania global, particularmente a diversidade linguística e a apreciação de diferentes culturas. Concluímos que a educação global pode promover o desenvolvimento de competências globais proporcionando, aos alunos, o aprofundamento de competências necessárias para agirem a nível local e global. Por fim, apresentam-se algumas propostas suscetíveis de constituírem um suporte para futuras investigações em Educação Global.
- Formação de professores para a educação inclusiva: o caso de um curso de formação contínua para docentesPublication . Costa, Maria João Oliveira Lopes Santos; Aires, LuísaA mudança de paradigma para uma escola que se quer de todos e para todos, aliado ao facto de este ser o grande sustentáculo do trabalho que realizamos diariamente, despertou-nos o interesse pela compreensão do fenómeno da inclusão em contexto escolar. A investigação que se apresenta parte da necessidade de compreender em que medida a formação contínua de professores contribui para a apropriação dos princípios e fundamentos da inclusão, bem como para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas no processo de ensino aprendizagem e tem como contexto primordial o estudo do caso de um curso de formação contínua acreditada subordinado ao tema “Educação Inclusiva: Processos e Práticas”. O curso de formação em questão foi ministrado por nós a um grupo de docentes e foi na sua implementação que se aplicaram os instrumentos de recolha de dados que alicerçaram todo o processo investigativo. Mediante um estudo qualitativo e dado que se desejou conhecer e analisar a perspetiva dos formandos que frequentaram o curso, recorreu-se à aplicação de breves questionários, aplicados em contexto formativo à medida que a formação se ia desenrolando. Foram também realizados e analisados dois grupos discussão. Os dados foram analisados com recurso às técnicas de estatística descritiva, bem como análise de conteúdo dominantemente qualitativa. As conclusões são estruturadas em função dos quatro subjacentes e transversais a todo o estudo: Processos de inclusão, Competências inclusivas dos Docentes, Práticas Educativas e Formação Contínua. Não sendo nosso objetivo proceder a generalizações, as conclusões apresentadas obedeceram às questões e aos objetivos que haviam sido delineados.