Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by advisor "Caetano, João Relvão"
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- Educação a distância e participação política sustentável : o contributo da Universidade Aberta de Portugal no contexto internacionalPublication . Gomes, Josenir Hayne; Caetano, João RelvãoOs debates da última década sobre o papel da educação, particularmente da educação superior a distância, na formação das pessoas permitiram, se não estabelecer novos cânones, pelo menos definir novas pistas de pesquisa, orientações e metas políticas a propósito de tópicos como: para que serve a educação superior a distância e como se deve organizar; como se devem gerir as universidades de ensino a distância e garantir a sua sustentabilidade; como se devem estruturar e ligar realidades pelo menos em parte novas como os planos curriculares, os regimes de tutoria ou a relação entre estudante e trabalho. Por outro lado, um dos aspectos mais relevantes nas sociedades contemporâneas tem a ver com a forma como se processa a introdução dos estudantes ao trabalho e se potencia a sua participação cidadã, o que assume particular configuração na educação a distância. Nesta pesquisa, a autora indaga o modo como, especialmente na Universidade Aberta (UAb) de Portugal, se processa a colaboração no âmbito da comunidade educativa, com vista à transformação pelos estudantes da informação em conhecimento, segundo padrões de flexibilidade e interatividade, e ainda de que modo isso se reflete no desenvolvimento da comunidade social e política por via da participação das pessoas. Sustenta a autora que, dada a flexibilidade, espacial e temporal, dos processos de aprendizagem na UAb, os aprendentes mantêm entre si e com os professores/tutores interações de um novo tipo que permitem novas formas de intervenção nos ambientes virtuais de aprendizagem e de participação na sociedade. Tudo isto contribui para a construção da cidadania pelos estudantes, como agentes transformadores da realidade.