Publication
Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online
dc.contributor.author | Marcos, Adérito | |
dc.contributor.author | Coelho, José | |
dc.date.accessioned | 2012-05-04T13:09:22Z | |
dc.date.available | 2012-05-04T13:09:22Z | |
dc.date.issued | 2012-04 | |
dc.description.abstract | O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a conceber e aplicar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que explorem a mediação tecnológica até aos limites do que as TICs podem efetivamente oferecer. Desta forma novos modelos pedagógicos virtuais têm vindo a ser desenvolvidos e aplicados pelas instituições de EaD na sua oferta de formação superior graduada e pós-graduada. Neste ensaio os autores propõe-se descrever o Modelo Pedagógico Virtual concebido e adotado pela Universidade Aberta e aplicado na lecionação de toda a sua oferta pedagógica, dando-se aqui especial ênfase ao ensino e treino de competências de expressão gráfica digital no contexto do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual ministrado em regime EaD online. Os autores descrevem um conjunto de estratégias pedagógicas concebidas e exploradas neste contexto em duas disciplinas deste mestrado visando promover a interação online do tipo professor-estudante mas sobretudo entre estudantes que integram uma turma virtual, fator essencial para que a ensino-aprendizagem colaborativa aconteça. | por |
dc.identifier.citation | Adérito Marcos, José Coelho - Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online. In Martins, Catarina S.; Terrasêca, Manuela; Martins, Vitor (org.) - "À procura de renovações de estratégias e narrativas sobre educação artística" [Em linha]. Porto: GESTO Cooperativa Cultural, 2012. ISBN: 978-989-20-3000-5. p. 165-188 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-3000-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2105 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | GESTO Cooperativa Cultural, CRL | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | por |
dc.subject | Expressão gráfica digital | por |
dc.subject | Atelier virtual | por |
dc.subject | Ensino online | por |
dc.title | Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.endPage | 188 | por |
oaire.citation.issue | 1ª | por |
oaire.citation.startPage | 165 | por |
person.familyName | Marcos | |
person.familyName | Coelho | |
person.givenName | Adérito | |
person.givenName | José | |
person.identifier | R-000-03D | |
person.identifier | R-000-8V7 | |
person.identifier.ciencia-id | 0617-948A-BB8D | |
person.identifier.ciencia-id | 7D18-9842-159F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9164-9686 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5855-284X | |
person.identifier.scopus-author-id | 22980054100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6507772652 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | f734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2926ed15-fe04-4ee4-a40d-ad0a83e33af8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2926ed15-fe04-4ee4-a40d-ad0a83e33af8 |