Repository logo
 
Publication

Intersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorVeiga, Pedro Alves da
dc.date.accessioned2023-02-17T16:01:00Z
dc.date.available2023-02-17T16:01:00Z
dc.date.issued2023-02-11
dc.description.abstractEste artigo propõe a exploração das intersecções da imagem e do som, e da estética e da poética, nos novos formatos artísticos digitais generativos de índole ativista. Para isso, analisa a criação de dois artefactos computacionais audiovisuais e generativos que são, simultaneamente, objetos artísticos socialmente interventivos. Através do seu estudo, o presente texto vem propor uma abordagem sistemática à análise e criação deste tipo de obras, incluindo aspetos participativos mais característicos do ativismo, mas menos da criação artística. Por via dessa análise procurar-se-á relevar o papel que os diferentes média podem desempenhar no processo de comunicação, bem como dos impactos estéticos (sensoriais) e poéticos (cognitivos e comunicacionais) possibilitados pela sua utilização conjunta.pt_PT
dc.description.abstractThis article posits the exploration of the intersections between image and sound, and aesthetics and poetics, in the new generative digital artistic formats with an activist intent. For this purpose, it analyses the creation of two audio-visual and generative computational artworks that are, simultaneously, socially intervening artworks. Through the study of these significant examples, this text proposes a systematic approach to the analysis and creation of these works, including participatory aspects, more characteristic of activism, but less of artistic creation. With this analysis, an attempt will be made to highlight the role that different media can play in the communication process, as well as the aesthetic (sensory) and poetic (cognitive and communicational) impacts made possible by their joint use.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeiga, P. A. (2023). Intersecções Estéticas e Poéticas no Artivismo Contemporâneo: Arte Computacional, Audiovisual e Generativa. Novos Olhares, 11(2), 205276. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205276pt_PT
dc.identifier.doi10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205276pt_PT
dc.identifier.issn1516-5981
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13429
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAgência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMultissensorialidadept_PT
dc.subjectSinestesiapt_PT
dc.subjectAtivismopt_PT
dc.subjectConvergência mediáticapt_PT
dc.subjectMultisensorialitypt_PT
dc.subjectSynaesthesiapt_PT
dc.subjectActivismpt_PT
dc.subjectMedia convergencept_PT
dc.titleIntersecções estéticas e poéticas no artivismo contemporâneo: arte computacional, audiovisual e generativapt_PT
dc.title.alternativeAesthetic and poetic intersections in contemporary artivism: computational, audio-visual, and generative artpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.startPage205276pt_PT
oaire.citation.titleNovos Olharespt_PT
person.familyNameVeiga
person.givenNamePedro Alves da
person.identifier2279332
person.identifier.ciencia-id4E19-DA38-48BA
person.identifier.orcid0000-0001-9738-3869
person.identifier.ridU-1628-2017
person.identifier.scopus-author-id57200069759
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
205276-Texto do artigo-605905-1-10-20230210.pdf
Size:
1014.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: