Repository logo
 
Publication

Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, Leonel
dc.contributor.advisorBaptista, Ricardo José Vieira
dc.contributor.authorGrilo, Ricardo
dc.date.accessioned2022-11-23T10:42:06Z
dc.date.available2022-11-23T10:42:06Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.date.submitted2022-11-23
dc.description.abstractA realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe realization of practical activities in a laboratory context plays an essential role in the education of engineering and other scientific areas. The use of remote and virtual laboratories has become increasingly popular solutions in schools and universities. Its use allows for a reduction in equipment and maintenance costs, makes it possible to carry out practical experiences in distance learning contexts and allows the sharing of resources between educational institutions. However, the evaluation and monitoring of activities in non-traditional contexts is a complex and time-consuming process, which brings new challenges for instructors. This fact may limit the widespread adoption of this type of tools. This dissertation describes the process of analysis, design, development and evaluation of a prototype for a remote laboratory for computer network education, integrated with the Inven!RA platform. This enables the collection of relevant analytics during the execution of activity plans, which allows teachers to consult monitoring dashboards that helps them in the process of evaluating their pedagogical intervention, according to the student’s progress, in an integrated environment with an e-learning platform. The obtained results reveal that the created prototype of the laboratory, allows the development of several activities for computer networks, offers an effective contribution to the monitoring of students by instructors, welcomes new dynamics of work inside and outside the classroom and promotes active learning methodologies.pt_PT
dc.identifier.citationGrilo, Ricardo - Laboratórios remotos [Em linha]: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning. [S.l.]: [s.n.], 2022. 233 p.
dc.identifier.tid203143531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12629
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectRedes de computadorespt_PT
dc.subjectAmbientes de aprendizagem interativospt_PT
dc.subjectRemote laboratoriespt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectComputer networkpt_PT
dc.subjectInteractive learning environmentspt_PT
dc.titleLaboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learningpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web em associação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEITW_RicardoGrilo.pdf
Size:
7.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: