Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
551.59 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Dentro da gestão estratégica e da consultoria e prática de gestão, existe um conjunto de ferramentas, e algumas destas bem desenvolvidas, de apoio à definição e implementação de uma estratégia com a definição da visão, missão e objetivos da empresa ou da organização.
Uma destas abordagens é a da estratégia do oceano azul que tenta privilegiar a definição de espaços estratégicos mais lucrativos e menos competitivos, tentando oferecer um produto ou serviço que ainda não existe ou cuja combinação de elementos ainda não está a ser respondido ou aproveitado pela concorrência.
No texto faremos uma primeira abordagem à ferramenta do oceano azul e dos seus conceitos. A seguir, será elaborada uma análise que permitirá ao estudante retirar algumas linhas de reflexão e de aplicação do seu conhecimento. Finalmente, uma análise crítica da ferramenta, do seu uso e dos conceitos utilizados será desenvolvida, numa perspetiva reflexiva.
Description
Keywords
Estratégia PME Internacionalização Oceano azul
Citation
Jacquinet, Marc (2021) Uma introdução à estratégia do “oceano azul”, Lisboa: Universidade Aberta