Authors
Leão, Isabel Ponce de
Advisor(s)
Abstract(s)
In light of globalisation, amongst other factors, UNESCO urges societies at large to promote a
culture of peace and non-violence, global citizenship and appreciation of cultural diversity
through inclusive and equitable education. Now due to the pandemic caused by SARS Cov2,
this appeal has become more compelling. If children and youngsters have to learn how to
mediate and cooperate with people in culturally diverse democratic societies and contribute to
a more inclusive, just and peaceful world, this might be possible with the promotion of
intercultural democratic education. This goal may also entail that borders between subjects are
broken through creative interdisciplinary approaches. In the context of Foreign Language
Education, it is argued that innovative educational approaches should consider the guidelines
by the Reference Framework of Competences for Democratic Culture (Council of Europe, 2018)
and Content and Language Integrated Learning, which can be combined to promote the
development of Intercultural Citizenship Education. Based on these theoretical frameworks, this
study examines whether two groups of disengaged and low achieving 14-year-old learners in
mandatory education in Portugal, during a school year, develop democratic competences,
through English as a Foreign Language within a CLIL approach. The CLIL model B3 entails
teaching the Citizenship and Development discipline in English and the model B4 inserts
citizenship content in the English language classroom through an international project involving
Portugal and Turkey. This empirical study relies on quantitative and qualitative methods to
analyse the learning process and its progress. Given the investigation findings, the doctoral
thesis suggests that these approaches have benefits for low-achieving learners. The
interdisciplinary models provide learners with opportunities to become more prepared citizens
to interact and mediate in cross-cultural and global contexts, exploring their plurilingual
resources. Furthermore, it is argued that Content and Language Integrated Learning can
integrate Intercultural Citizenship Education and become Intercultural Citizenship and
Language Integrated Learning.
Em virtude da globalização, entre outros fatores, a UNESCO tem incentivado as sociedades em geral na promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural através da uma educação inclusiva e equitativa. Agora, devido à pandemia provocada pelo vírus SARS Cov2, esse apelo tornou-se ainda mais imperativo. Se os alunos necessitam de comunicar em inglês com pessoas de diferentes origens e culturas e, simultaneamente, contribuir para um mundo mais inclusivo, justo e pacífico, estes propósitos apenas poderão ser exequíveis no âmbito de uma perspetiva democrática intercultural e se as fronteiras entre disciplinas forem suprimidas para dar lugar a novas abordagens interdisciplinares. No âmbito da educação da língua estrangeira, esta tese de doutoramento argumenta que abordagens educativas inovadoras devem tomar em consideração, na sua conceção, as linhas orientadoras do Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática e Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua, que podem ser combinadas pra promover o desenvolvimento da Educação para Cidadania Intercultural. Partindo deste enquadramento teórico, o estudo propõe-se verificar se dois grupos de alunos de 14 anos, com fraco rendimento escolar, do ensino básico em Portugal, durante um ano letivo, desenvolvem competências democráticas, através da disciplina de inglês, no âmbito da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua. O modelo CLIL B3 implica ensinar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em inglês e o modelo B4 insere conteúdos de cidadania na aula de inglês através de um projeto internacional entre Portugal e Turquia. O estudo empírico apoiase em métodos quantitativos e qualitativos, para analisar o processo de aprendizagem e o progresso longitudinal do mesmo. Perante os resultados da investigação, a tese de doutoramento argumenta que as abordagens investigadas apresentam benefícios em alunos com baixo aproveitamento escolar. Estas abordagens interdisciplinares proporcionam aos alunos oportunidades para se tornarem cidadãos mais preparados para mediar e interagir em contextos culturais diferentes e globais, explorando os seus recursos plurilíngues. Além disso, argumentase que no âmbito da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua, esta pode abarcar a Educação para a Cidadania Intercultural e tornar-se Aprendizagem Integrada de Cidadania Intercultural e de Língua.
Em virtude da globalização, entre outros fatores, a UNESCO tem incentivado as sociedades em geral na promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural através da uma educação inclusiva e equitativa. Agora, devido à pandemia provocada pelo vírus SARS Cov2, esse apelo tornou-se ainda mais imperativo. Se os alunos necessitam de comunicar em inglês com pessoas de diferentes origens e culturas e, simultaneamente, contribuir para um mundo mais inclusivo, justo e pacífico, estes propósitos apenas poderão ser exequíveis no âmbito de uma perspetiva democrática intercultural e se as fronteiras entre disciplinas forem suprimidas para dar lugar a novas abordagens interdisciplinares. No âmbito da educação da língua estrangeira, esta tese de doutoramento argumenta que abordagens educativas inovadoras devem tomar em consideração, na sua conceção, as linhas orientadoras do Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática e Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua, que podem ser combinadas pra promover o desenvolvimento da Educação para Cidadania Intercultural. Partindo deste enquadramento teórico, o estudo propõe-se verificar se dois grupos de alunos de 14 anos, com fraco rendimento escolar, do ensino básico em Portugal, durante um ano letivo, desenvolvem competências democráticas, através da disciplina de inglês, no âmbito da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua. O modelo CLIL B3 implica ensinar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em inglês e o modelo B4 insere conteúdos de cidadania na aula de inglês através de um projeto internacional entre Portugal e Turquia. O estudo empírico apoiase em métodos quantitativos e qualitativos, para analisar o processo de aprendizagem e o progresso longitudinal do mesmo. Perante os resultados da investigação, a tese de doutoramento argumenta que as abordagens investigadas apresentam benefícios em alunos com baixo aproveitamento escolar. Estas abordagens interdisciplinares proporcionam aos alunos oportunidades para se tornarem cidadãos mais preparados para mediar e interagir em contextos culturais diferentes e globais, explorando os seus recursos plurilíngues. Além disso, argumentase que no âmbito da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua, esta pode abarcar a Educação para a Cidadania Intercultural e tornar-se Aprendizagem Integrada de Cidadania Intercultural e de Língua.
Description
Keywords
Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua Competência comunicativa intercultural Competência democrática Educação para a cidadania Educação para a cidadania intercultural Ensino de língua estrangeira Interdisciplinaridade Pedagogias criativas Citizenship Education (CE) Content and Language Integrated Learning (CLIL) Competences for Democratic Culture (CDC) Creative pedagogies Foreign Language Education (FLE) Intercultural Citizenship Education (ICE) Intercultural Communicative Competence (ICC) Interdisciplinarity
Citation
Leão, Ana Isabel Ponce de - Citizenship and english as a foreign language symbiosis in mainstream schooling [Em linha]: a key to intercultural democratic education. [S.l.]: [s.n.], 2023. 562 p.