Repository logo
 
Publication

O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online

dc.contributor.authorCoelho, José
dc.contributor.authorMarcos, Adérito
dc.date.accessioned2024-02-14T10:00:01Z
dc.date.available2024-02-14T10:00:01Z
dc.date.issued2010-11-23
dc.description.abstractNo ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interações geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalisar toda a interação, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respetivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos letivos que permitiram aferir um efetivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e respetivo aproveitamento.pt_PT
dc.description.abstractIn online distance learning (ODL), student participation becomes unfeasible in virtual spaces with a large number of participants, because individual intervention tends to dilute very rapidly within the high volume of interactions generated. This is the main reason behind the creation of virtual classrooms with a maximum of 60 students, especially when it is considered 1st cycle courses in higher education. So, it is expected that, by reducing the size of the virtual classroom, a closer online presence is implemented and student individual participation increased. The authors challenge the validity of this strategy in areas like computer science where the levels of student participation are in general very low. The intervention is usually monopolized by a small core of students with a greater mastery of the area or less inhibited, resulting in a reduced level of student participation. The authors propose a new approach based on the exploration of a space, such as a central forum, shared by several classrooms, that serves as a catalyst of every classroom interaction, even if residual, and so maximizing its final impact on the students. Even if the interaction is very high in the central forum, the same may be complemented by a wiki, where the larger interventions can be located. This paper describes a case study of the application of a central forum and the experimental results collected over two academic years in context of the learning unit “Computer Architectures”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCOELHO, José; MARCOS, Adérito Fernandes. O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], n. 2. sem., p. 85–99, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85.pt_PT
dc.identifier.doi10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85pt_PT
dc.identifier.issn1518-2924
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15747
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências da Informaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectClasse virtualpt_PT
dc.subjectE-Learningpt_PT
dc.subjectFórum centralpt_PT
dc.subjectModelo Pedagógico Virtualpt_PT
dc.subjectOpen distance learningpt_PT
dc.subjectVirtual classpt_PT
dc.subjectCentral forumpt_PT
dc.subjectVirtual pedagogic modelpt_PT
dc.titleO fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia onlinept_PT
dc.title.alternativeThe central forum: a catalyst for student participation in virtual classrooms in online open distance learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
oaire.citation.titleEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaçãopt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameCoelho
person.familyNameMarcos
person.givenNameJosé
person.givenNameAdérito
person.identifierR-000-8V7
person.identifierR-000-03D
person.identifier.ciencia-id7D18-9842-159F
person.identifier.ciencia-id0617-948A-BB8D
person.identifier.orcid0000-0002-5855-284X
person.identifier.orcid0000-0002-9164-9686
person.identifier.scopus-author-id6507772652
person.identifier.scopus-author-id22980054100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2926ed15-fe04-4ee4-a40d-ad0a83e33af8
relation.isAuthorOfPublicationf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ForumCentral_JC_AFM_as_published.pdf
Size:
1018.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: