Repository logo
 
Publication

A educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantil: estudo de caso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorMarques, Célia
dc.date.accessioned2022-04-18T10:57:24Z
dc.date.available2024-12-10T01:30:20Z
dc.date.issued2021-12-10
dc.date.submitted2022-04-18
dc.description.abstractAssistimos hoje a uma sociedade caracterizada por fenómenos migratórios frequentes, pautada por interações de diversas culturas, línguas ou religiões. Esta diversidade de culturas presente na sociedade atual provoca efeitos nos contextos educativos, com realidades cada vez mais heterogéneas. Refletindo sobre esta realidade, torna-se necessário atuar no sentido da integração da diversidade cultural, de uma forma positiva, logo a partir do jardim-de-infância. Surge a necessidade de adequar a formão dos educadores de infância, de reestruturar medidas e políticas educativas e transferi-las para os contextos educativos, tornando-os mais responsivos aos desafios colocados pela diversidade cultural. A presente investigação estuda as conceções de um grupo de educadoras de infância, em relação à educação intercultural e à literatura infantil enquanto recurso de apoio a uma abordagem intercultural, assim como as suas práticas educativas. Pretendemos explorar as relações entre suas perspetivas e as práticas, dando ênfase aos relatos descritos pelas mesmas. Os dados analisados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, de registos de observarão e de narrativas reflexivas. Verificou-se que as conceções das educadoras destacam a importância da educação intercultural enquanto nas práticas educativas revelam pouca intencionalidade. Considera-se que os resultados obtidos permitem contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as práticas de educação intercultural na educação pré-escolar, com recurso à literatura infantil, sem pretender elaborar generalizações.pt_PT
dc.description.abstractWe are currently witnessing a society characterized by frequent migratory phenomena, marked by interactions of different cultures, languages or religions. This cultural diversity in today's society affects the educational contexts, with increasingly heterogeneous realities. Reflecting on this reality, it’s necessary to act towards the integration of cultural diversity, in a positive way, right from kindergarten. This raises the need to adapt the training of kindergarten teachers, restructure educational actions and policies and move them to educational contexts, making them more responsive to the challenges posed by cultural diversity. This investigation studies the conceptions of a group of kindergarten teachers, regarding intercultural education and children's literature as a resource to support an intercultural approach, as well as their educational practices. We intend to explore the relationships between their perspectives and practices, mainly based on the reports they describe. The data analysed was collected through semi-structured interviews, running records and reflective accounts. It was found that the teachers’ conceptions highlight the importance of intercultural education while in educational practices they reveal little intentionality. It’s considered that the results obtained contribute to improving knowledge about the practices of intercultural education in pre-school education, using children's literature, avoiding any generalizations.pt_PT
dc.identifier.citationMarques, Célia - A educação intercultural e a literatura infantil [Em linha]: perspetivas e práticas na educação infantil: estudo de caso. [S.l.]: [s.l.], 2021. 274 p.
dc.identifier.tid101471700pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11887
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.titleA educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantil: estudo de casopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação e Interculturalidade apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_CeliaMarques.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format