Repository logo
 
Publication

O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões

dc.contributor.authorAlvarez, Teresa
dc.contributor.authorVieira, Cristina Coimbra
dc.date.accessioned2018-02-15T11:52:23Z
dc.date.available2018-02-15T11:52:23Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionExedra - Número temático de 2014 - Sexualidade, Género e Educaçãopt_PT
dc.description.abstractApesar das evidentes mudanças na sociedade portuguesa nos últimos quarenta anos, após a queda do regime ditatorial, o eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua eivado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil. E tal acontece, quer em virtude da crença generalizada de que está tudo conseguido na construção de uma nação com tolerância zero às leis e atitudes sexistas do passado, quer devido ao poder silencioso das estereotipias de género, que continuam a constituir obstáculos reais ao exercício da cidadania pelas pessoas de ambos os sexos, ao longo da vida. Neste artigo pretende-se refletir brevemente sobre o papel da educação na promoção de uma cidadania sem visões de género estereotipadas, em rapazes/homens e em raparigas/mulheres, chamando para o debate diferentes agentes de socialização e percorrendo contextos formais e não formais de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractDespite the noticeable changes in Portuguese society for the last forty years, after the dictatorial regime, the structural axis of the relations between men and women remains unbalanced and such fact is often disregarded by both political entities and civil society. This happens either because of the widespread belief that everything is done in building a nation with a zero tolerance to the laws and sexist attitudes of the past, either due to the silent power of gender stereotypes that continues to pose real obstacles to the exercise of citizenship by persons of both sexes, throughout lifespan. In this article we intend to reflect briefly on the role of education in promoting citizenship values without of gender stereotypical views in boys/men and girls/women, discussing the role of several socializing instances and covering formal and non-formal learning contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra - O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões. "Exedra" [Em linha]. ISSN 1646-9526. Suplemento (2014), p. 8-17pt_PT
dc.identifier.issn1646-9526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7128
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2014/12/sup14-8-17.pdfpt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectStereotypespt_PT
dc.subjectEducation for citizenshippt_PT
dc.subjectEquality of opportunitiespt_PT
dc.titleO papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameNunes
person.givenNameMaria Teresa
person.identifier.orcid0000-0002-0739-2030
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8b9845e2-81ff-41c3-8e03-7f8b9f0cc756
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b9845e2-81ff-41c3-8e03-7f8b9f0cc756

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
sup14-8-17.pdf
Size:
387 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: