Repository logo
 
Publication

Escala de identidade profissional de professores de educação física: procedimentos de construção e validação

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim Armando
dc.date.accessioned2023-01-16T13:11:44Z
dc.date.available2023-01-16T13:11:44Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente estudo descreve os procedimentos da construção de uma escala de identidade profissional de professores da área da educação física e as suas qualidades psicométricas. Depois de breves considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou-se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu-se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Depois de realizado um pré-teste, e, poste- riormente, administrada a escala a uma amostra de 206 professores de educação física, concluiu-se que o instrumento possui qualidades psicométricas satisfatórias. A análise da consistência interna dos dois fatores identificados revelou que se trata de um instrumento fidedigno. Assim, uma vez que estes fatores se apresentam internamente consistentes e bem definidos pelos itens e logicamente, concluímos que a escala revela qualidades psicométricas que recomendam o seu uso como instrumento de investigação. Para além de bons indicadores de validade, as medidas aplicadas caraterizam-se por uma fidelidade boa ou adequada e estruturas fatoriais interpretáveis, sugerindo que avaliam, de forma consistente, as variáveis que pretendem medir, constituindo-se como um instrumento adequado para avaliar a identidade profissional dos professores de educação física.pt_PT
dc.description.abstractThis paper reports the procedures to design a physical education teachers’ professional identity scale and its psychometric features. After reflecting on the construct and its operationalisation, we analyzed the procedures required for its design and validity of the construct (factorial analysis) and analyzed the internal consistency by calculating the Cronbach alpha coefficient. After carrying out a pre-test and then administering a scale to a sample of 206 physical education teachers, we concluded that the instrument has satisfactory psychometric qualities. The analysis of the internal consistency of the two factors identified showed that the instrument is reliable. Thus, because these factors are internally consistent and well defined by the items, we concluded that the scale has psychometric qualities that support its use as a reliable research instrument. Further to providing good validity indicators, the measures applied are characterized by being reliable or adequately reliable and having interpretable factorial structures, suggesting that they consistently assess the variables they intend to measure, thus being an appropriate instrument to assess the professional identity of physical education teachers.pt_PT
dc.description.sponsorshipEstudo apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António & FERREIRA, António Gomes & FERREIRA, Joaquim Armando (2014). Escala de Identidade Profissional de Professores de Educação Física. Procedimentos de Construção e Validação. Motricidade, 10 (3), 79-89.pt_PT
dc.identifier.doi10.6063/motricidade.10(3).2728pt_PT
dc.identifier.issn2182-2972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13155
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectEducação física escolarpt_PT
dc.subjectEscala de avaliaçãopt_PT
dc.subjectTeaching identitypt_PT
dc.subjectSchool physical educationpt_PT
dc.subjectAssessment scalept_PT
dc.titleEscala de identidade profissional de professores de educação física: procedimentos de construção e validaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage89pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleMotricidadept_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
33.Motricidade.pdf
Size:
274.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: