Repository logo
 
Publication

Explorações virtuais

dc.contributor.advisorCardoso, Vitor
dc.contributor.authorVale, Júlio Miguel Guerreiro do
dc.date.accessioned2017-12-11T16:26:12Z
dc.date.available2020-10-04T00:30:31Z
dc.date.issued2017-10-04
dc.date.submitted2017-12-11
dc.description.abstractEsta investigação visou desenvolver uma aplicação de realidade virtual interativa com objetivos pedagógicos e de divulgação sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, um marco fundamental na história das técnicas e da tecnologia, que contribuísse para motivar os estudantes no sentido da aprendizagem da história da tecnologia e de alguns princípios científicos e técnicos relevantes em áreas tão diversas como a física, matemática, geometria, aerodinâmica e arte, entre outros, veiculados na obra de Leonardo. O produto desta investigação materializou-se num percurso virtual com características de jogo sério acedido via Web e onde os utilizadores/visitantes contactaram de forma dinâmica com uma seleção de conteúdos interativos, objetos virtuais e personagens com que interagem de várias formas. Na conceção foram usadas técnicas de realidade virtual, de realidade aumentada e conteúdos multimédia ajustados aos tipos de públicos-alvo definidos (crianças/jovens do ensino básico) para testar o produto final.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to develop an interactive virtual reality application with pedagogical and dissemination objectives about the life and work of Leonardo Da Vinci, a fundamental landmark in the history of techniques and technology, which contributed to motivate students to learn the history of technology and of some relevant scientific and technical principles in areas as diverse as physics, mathematics, geometry, aerodynamics and art, among others, which are transmitted in Leonardo's work. The product of this investigation materialized in a virtual course with serious gameplay features accessed via the Web and where users/visitors interacted dynamically with a selection of interactive contents, virtual objects and characters with which they interact in various ways. In the design, virtual reality, augmented reality techniques and multimedia content adapted to the types of target audiences (children/young people in elementary education) were used to test the final product.pt_PT
dc.identifier.citationVale, Júlio Miguel Guerreiro do - Explorações virtuais [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 228 p.
dc.identifier.tid201814781
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6786
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidades virtuaispt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectConteúdos interativospt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectVirtual explorationpt_PT
dc.subjectVirtual realitypt_PT
dc.subjectAugmented realitypt_PT
dc.subjectSerious gamespt_PT
dc.subjectWebGLpt_PT
dc.titleExplorações virtuaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMTSIW_JulioVale.pdf
Size:
7.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: