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Authors
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Abstract(s)
A introdução de um texto literário nos currículos escolares pressupõe o
reconhecimento do seu estatuto ímpar e das possibilidades formativas a ele associadas. O
presente estudo propõe-se analisar a presença de Frei Luís de Sousa nos programas de
Português do ensino secundário (1888-2005) e reflectir sobre o contexto e os objectivos
subjacentes à sua leccionação. O estudo contempla também o ensino de Português no
estrangeiro, ao nível dos leitorados, mediante a análise dos programas disponíveis no
Instituto Camões (1999-2003). Frei Luís de Sousa, o mais importante texto dramático de
Almeida Garrett e obra de vulto da Literatura Portuguesa, viu reconhecido o seu carácter
de excepção e tem vindo a integrar de forma continuada os programas de Português do
ensino secundário e de forma pontual os programas de ensino da língua no estrangeiro.
Não se lêem os clássicos por dever ou por respeito mas só por amor. Salvo na
escola: a escola deve dar-nos a conhecer bem ou mal um certo número de clássicos
entre os quais poderemos depois reconhecer os “nossos” clássicos.
Description
Keywords
Literatura portuguesa Almeida Garrett, 1799-1854 Língua portuguesa Ensino de línguas Ensino secundário
Pedagogical Context
Citation
Teodoro, Ana; Luís, Leontina - O saber ocupa lugar : Frei Luis de Sousa no ensino de português. "Discursos [Em linha] : estudos portugueses e comparados". ISSN 0872-0738. S. 6, nº 1 (Março 2006), p. 201-221