Repository logo
 
Publication

Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorJermias, Sílvia
dc.contributor.authorCarvalho, Isabel Cristina
dc.contributor.authorSoares, Ana Isabel
dc.contributor.editorINVEP
dc.date.accessioned2025-02-11T17:41:54Z
dc.date.available2025-02-11T17:41:54Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.description.abstractA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.por
dc.identifier.citationJermias, S., Carvalho, I. C., & Soares, A. I. (2024). Média-Arte Digital (MAD) na Educação para a Cidadania - práticas educativas formais e informais no século XXI. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e403. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.403
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v14i3.403
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19533
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherINVEP
dc.relation.hasversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/403
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMédia-Arte Digital
dc.subjectEducação para a Cidadania
dc.subjectVideoarte
dc.titleMédia-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXIpor
dc.typecontribution to journal
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage33
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
oaire.citation.volume14
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Média-Arte Digital (MAD) na Educação para a Cidadania -práticas educativas formais e informais no século XXI.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: