Publication
Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.author | Jermias, Sílvia | |
dc.contributor.author | Carvalho, Isabel Cristina | |
dc.contributor.author | Soares, Ana Isabel | |
dc.contributor.editor | INVEP | |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T17:41:54Z | |
dc.date.available | 2025-02-11T17:41:54Z | |
dc.date.issued | 2024-10-10 | |
dc.description.abstract | A Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem. | por |
dc.identifier.citation | Jermias, S., Carvalho, I. C., & Soares, A. I. (2024). Média-Arte Digital (MAD) na Educação para a Cidadania - práticas educativas formais e informais no século XXI. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e403. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.403 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.403 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19533 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | INVEP | |
dc.relation.hasversion | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/403 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Média-Arte Digital | |
dc.subject | Educação para a Cidadania | |
dc.subject | Videoarte | |
dc.title | Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI | por |
dc.type | contribution to journal | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 33 | |
oaire.citation.issue | 3 | |
oaire.citation.startPage | 1 | |
oaire.citation.title | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | |
oaire.citation.volume | 14 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Média-Arte Digital (MAD) na Educação para a Cidadania -práticas educativas formais e informais no século XXI.pdf
- Size:
- 1.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: