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Ferramentas de avaliação da sustentabilidade no ensino superior : a adequação ao contexto de uma universidade a distância

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorCaeiro, Sandra
dc.contributor.authorMartins, Rute Isabel Grilo Filipe
dc.date.accessioned2019-08-01T12:07:19Z
dc.date.available2019-08-01T12:07:19Z
dc.date.issued2019-06-17
dc.date.submitted2019-08-01
dc.description.abstractAo ensino superior acresce o papel de exemplo para a sociedade, muito para além do desempenho no ensino. Beneficiando do todo o conhecimento científico produzido e da circulação de informação pertinente de forma privilegiada, as universidades começam, de forma gradual e crescente, a empreender em formas de avaliar as suas iniciativas e práticas de sustentabilidade. Sabendo que os critérios de avaliação ditam o resultado da própria avaliação, é necessário investigar os vários fatores que podem concorrer para uma melhor avaliação da sustentabilidade no ensino superior, tendo em consideração as suas próprias especificidades. Uma dessas características específicas é o ensino a distância, onde o processo de aprendizagem se passa no contexto online. Assim, este estudo procurou perceber se as universidades a distância se diferenciam face ao procedimento de implementação de uma ferramenta de avaliação de cariz internacional e holístico, onde a sustentabilidade é avaliada nos pilares ambiental, social e económico. Para esse efeito, este estudo de caso, investigou a Universidade Aberta, enquanto universidade a distância, e uma das ferramentas de avaliação da sustentabilidade mais utilizadas internacionalmente, a STARS, num trabalho de investigação-ação. No seguimento do processo de avaliação da sustentabilidade, foi também investigada a abordagem participativa como fator diferenciador no sucesso da implementação da avaliação da sustentabilidade. Os resultados obtidos comprovaram a aplicabilidade da STARS para a avaliação de universidades com regime de ensino a distância. Contudo, dos mesmos resultados foi possível identificar quatro indicadores para os quais a STARS pode melhorar, e assim traduzir, de forma mais específica, o regime de ensino a distância. Foi ainda possível identificar as áreas onde a UAb pode melhorar o seu desempenho para a sustentabilidade e as áreas para as quais a sustentabilidade já se encontra implantada. Quanto à abordagem participativa, este estudo evidenciou as suas mais valias na implementação da sustentabilidade, quer pela capacidade reflexiva face aos resultados obtidos pela ferramenta, quer pelas propostas que puderam ser elaboradas pelos vários participantes, envolvendo-os e motivando-os para ação.pt_PT
dc.description.abstractHigher education adds the role of example to society, far beyond performance in teaching. Benefiting from all the scientific knowledge produced and the circulation of relevant information in a privileged way, universities are gradually and increasingly beginning to undertake ways of evaluating their initiatives and practices of sustainability. Knowing that the evaluation criteria dictate the result of the evaluation itself, it is necessary to investigate the various factors that may contribute to a better evaluation of sustainability in higher education, taking into account their own specificities. The distance learning regime is one of that distinct characteristics where the learning process is online based. Thus, this case study sought to understand how universities at a distance differ from the procedure of implementing an international and holistic assessment tool, where sustainability is evaluated in its environmental, social and economic pillars, using the Universidade Aberta as an online university and the international tool – STARS in an action-investigation methodology. Following the sustainability assessment process, the participatory approach was also investigated as a differentiating factor in the success of the implementation of the sustainability assessment. The results obtained proved the effectiveness of STARS as a universal and holistic assessment tool. However, from the same results it was possible to identiy four indicators for which STARS can improve, and thus translate, more specifically, the e-learning regime. As for the participatory approach, this study evidenced its added value to the implementation of sustainability, either by its reflective capacity in relation to the results obtained by the tool, or by the proposals that could be elaborated by the various participants, involving and motivating them for action.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, Rute Isabel Grilo Filipe - Ferramentas de avaliação da sustentabilidade no ensino superior [Em linha] : a adequação ao contexto de uma universidade a distância. [S.l.]: [s.n.], 2019. 133 p.
dc.identifier.tid202270017
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8465
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectFerramentas de avaliaçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSustainability assessmentpt_PT
dc.subjectSTARSpt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleFerramentas de avaliação da sustentabilidade no ensino superior : a adequação ao contexto de uma universidade a distânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapt_PT

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