Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atasPublication . Moreira, António Flávio; Pacheco, José A.; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa; Ferreira, Carlos; Viana, Isabel C.; Alves, Maria Pimenta; Silva, Ana Maria; Silva, Carlos; Carvalho, Maria de Lurdes; Mendes, Geovana Lunardi; Santos, Luciola Licínio C. P.O XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares decorreu na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2014. Tratando-se de um colóquio com uma história já relevante, que desde 2002 se tem desenvolvido em parceria com o Brasil, teve nesta edição, a novidade de incluir entre os seus organizadores três instituições de ensino superior representantes de países africanos da lusofonia – Cabo-Verde, Moçambique e Angola. Este alargamento evidencia o crescimento que o campo do currículo tem conhecido nos últimos anos naqueles países, reconhecendo e procurando criar espaços para ampliar esse desenvolvimento. A riqueza e diversidade proporcionados pelo alargamento do Colóquio vieram ainda contribuir para o esforço de internacionalização do campo do currículo (Pinar, 2014), sem perder de vista a importância do conhecimento das particularidades, (re)contextualizações e apropriações, nem do plano mais amplo das políticas viajantes, tomadas de empréstimo de contextos globais (Steiner-Khamsi & Waldow, 2012). Esta preocupação serviu de pano de fundo ao tema do Colóquio deste ano. Sob a temática "Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais" o colóquio procurou congregar docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares, sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências. As intervenções no colóquio reuniram-se em torno de diversos eixos temáticos, que procuraram representar a complexidade e diversidade de temas, consolidados e emergentes, dentro das políticas, teorias e práticas curriculares atuais: 1. Currículo, Globalização e Cosmopolitismo 2. Currículo e Avaliação 3. Currículo e Ensino Superior 4. Associações Curriculares: contributos para a configuração do campo 5. Currículo e Educação Formal e Não-Formal 6. Currículo e Tecnologias 7. Currículo e Desafios Africanos no Século XXI 8. Currículo e Políticas Educacionais 9. Currículo e Culturas 10. Currículo, Éticas e Estéticas 11. Currículo e Gestão 12. Currículo, Didática e Formação de Professores 13. Currículo, Transições e Territórios 14. Currículo, Conhecimento e Disciplinas Escolares Embora não estando ainda entre os objetos de estudo mais trabalhados pelos investigadores em geral, procurámos, com a criação de mesas redondas em torno de temas como as associações curriculares, os desafios africanos ao currículo no Século XXI, ou as transições e territórios curriculares, sensibilizar os participantes para potenciais desenvolvimentos futuros destas temáticas, que se perspetivam vir a influenciar o campo dos estudos curriculares nos anos vindouros. José Carlos Morgado Filipa Seabra Carlos Ferreira