Linguística / Linguistics
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Browsing Linguística / Linguistics by Subject "Discurso"
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- Discurso radiofónico português : padrões de organização sequencial, actos e estratégias de discurso, relações interactivas e interlocutivasPublication . Almeida, Carla Aurélia de; Marques, Maria Emília RicardoA presente investigação insere-se no âmbito da Análise do Discurso e tem como objecto de estudo as relações sequenciais e/ou interactivas e as relações interlocutivas que os actos de discurso instituem em interacções verbais na rádio. Tendo por base um corpus constituído por interacções verbais presentes em programas de rádio portugueses com uma clara matriz dialogal, procuramos, por um lado, elaborar uma descrição-explicação das dimensões centrais da estruturação dos discursos e/ou discursivização e, por outro lado, efectuar uma descrição dos processos de construção do sentido realizados pelos participantes destes programas que partilham um espaço interaccional comum. Assim, procedemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial que permitem, a nível local, estudar a selecção, operada pelos participantes, das estratégias discursivas mais conformes ao discurso institucional de rádio e, a nível global ou macroestrutural, analisar a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios. O enfoque analítico nos processos de co-construção do sentido desenvolvidos pelos interlocutores permite o estudo das posições interaccionais geradoras de identidades discursivas específicas e a interpretação do modo como estas últimas contribuem para a construção de uma imagem dos locutores/enunciadores realizada no discurso. A caracterização dos participantes em função da pertença a uma comunidade que potencia práticas discursivas singulares possibilita a análise das estratégias discursivas mais adequadas aos momentos ou fases estruturais principais do discurso: a abertura, o desenvolvimento e o fecho. Trata-se, assim, de atender à dimensão negocial do discurso, isto é, à análise das acções comunicativas específicas que condicionam e fundamentam a organização e o funcionamento das interacções na rádio e permitem o alinhamento dos participantes em relação a um tópico ou assunto das emissões de rádio e em função do jogo de “recíproca influência” (ordem interaccional) instituído nos programas de rádio constitutivos do corpus reunido.