DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Subject "10th Grade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literárioPublication . Paiva, José Henrique Martins de; Dias, Helena BárbaraO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.