Ciências e Tecnologia | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Ciências e Tecnologia | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- Revisão de fraudes bancárias por SMS ou voz, a partir da análise de dados de telefones celulares: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Cossa, Osvaldo; Sousa, Nuno; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Martins, José; Branco, Frederico; Martins, JoséNos últimos anos registou-se um crescimento acentuado de fraudes bancárias cometidas por SMS (Short Messaging System) e voz. Um dos fatores que contribui para o aumento de casos de fraudes por SMS é o baixo custo de aquisição de grandes volumes de mensagens, a confiabilidade (a mensagem chegará ao destinatário) e o fato de não precisar de Internet para chegar até a vítima. Em relação as fraudes financeiras por voz, estas podem ser usadas para persuadir as vítimas a efetuarem transferências bancárias para as contas dos fraudulentos, com a promessa de receber avultadas somas em prémios. A deteção destes tipos de fraudes não é uma tarefa trivial, pois exige a aplicação de técnicas e métodos apropriados dependendo da sua natureza. Assim, neste artigo é apresentada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de 2015 a 2020, com o intuito de analisar o estado da arte sobre fraudes bancárias cometidas por SMS ou voz. A RSL permitiu identificar os tipos mais comuns de fraudes bancárias por SMS ou voz, e as respetivas técnicas de deteção.
