Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Teaching new tricks: a cognitive approach to teaching english to adult portuguese learnersPublication . Duarte, Cláudia Rute Canelas Pereira; Falé, Isabel; Barros, Rita Queiroz deOs professores de escolas de línguas privadas são frequentemente responsáveis por gerir a planificação dos cursos, a seleção de materiais e a avaliação, e geralmente existe neste contexto falta de regulamentação e apoio. Consequentemente, estes professores frequentemente dependem da experiência e dos recursos disponíveis, como os manuais didáticos, que nem sempre são adequados às necessidades dos seus aprendentes. Este estudo propõe colmatar esta ausência delineando um enquadramento teórico no contexto da linguística educacional, e focar especialmente o contributo da linguística cognitiva para um ensino de línguas mais direccionado e eficaz, especialmente na sua vertente aplicada, ou CALT (Cognitive Approach Language Teaching). Esta metodologia incorpora a instrução gramatical explícita e a L1 dos aprendentes, assim como o conhecimento enciclopédico que os falantes adultos possuem, a incorporação (o princípio segundo o qual a formação e uso da língua são moldados pela experiência sensorial e corporal humana) e o uso intensivo de material visual, entre outras técnicas. Estas técnicas relacionam-se com processos cognitivos universais que são fundamentais para a linguística cognitiva, mas a metodologia proposta tem pontos em comum com outras metodologias, como o Ensino Comunicativo de Línguas. Esta abordagem híbrida fomenta a flexibilidade, e visa capacitar os professores, proporcionando fundamentos teóricos aliados a uma orientação prática, melhorando assim a sua capacidade para adaptar a instrução e os materiais às necessidades dos seus aprendentes. A aplicação prática dos princípios do CALT mostrou que os aprendentes alcançaram uma maior proficiência nas estruturas gramaticais alvo em comparação com aprendentes ensinados com outros métodos, demonstrando a eficácia desta abordagem.