Browsing by Issue Date, starting with "2008-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Variation in Pb accumulated by digestive gland of octopus capture in different localities in PortugalPublication . Seixas, Sónia; Pierce, Graham
- Portugal e a Europa de Leste: o outro que se torna próximoPublication . Franco, José EduardoReflexão sobre a construção imaginária recíproca da Europa de Leste e dos países ibéricos, condicionada durante décadas pelo conflito ideológico entre o Ocidente e a URSS, e as novas oportunidades de conhecimento e interculturalidade que a queda do Muro de Berlim e a expansão da integração europeia abriram, muito reforçadas e tornadas palpáveis pela recente imigração massiva de pessoas desses países para Portugal.
- Patterns of variation in concentration of metals and mettalloids in Octopus vulgaris tissuesPublication . Seixas, Sónia; Pierce, Graham
- Explorations between ethnomathematics and anthropology in relation to mathematics educationPublication . Moreira, DarlindaMathematical activity has flourished all over the world. Such activity is organized either in formal systems of knowledge, or embedded in daily life, emerging in work, educational, leisure practices, professions, norms and artifacts. Several fields of study have contributed to uncovering the human diversity of mathematical ideas and practices, including the history of mathematics, psychology, theology, anthropology and ethnomathematics. Addressing the question, “What is ethnomathematics (how is it related to mathematics, anthropology and the politics of mathematics education?)” posed by Discussion Group18 - the role of ethnomathematics in mathematics education, this paper focuses on the relationship between anthropology and ethnomathematics, explored from the view point of their connection to the field of mathematics education.
- A coordenação do departamento curricular : concepções, lógicas e práticasPublication . Moreira, Maria Gabriela Fernandes dos Reis; Dias, Mariana da ConceiçãoEste estudo situa-se na área da gestão intermédia da organização escola e visa compreender o papel e a acção do Coordenador do Departamento Curricular, e, concomitantemente, as representações, lógicas e práticas da Coordenação do Departamento Curricular de modo a explicitar os contributos desta estrutura para a definição das políticas educativas de escola e para gestão intermédia da organização num agrupamento de escolas onde a autonomia é o grande desafio do momento. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada num Agrupamento de Escolas na região de Lisboa, e envolveu, essencialmente, a realização de entrevistas, que nos possibilitaram descrições dos modos de agir e de estar e as perspectivas dos entrevistados sobre o papel e o funcionamento desta estrutura de gestão intermédia. A opção por uma abordagem metodológica de índole qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, na forma de estudo de caso, constituiu, quanto a nós, a forma mais adequada de entrar em contacto directo com um determinado espaço organizacional no sentido de recolher e descrever as significações que os actores atribuem ao papel e acção do coordenador. Respondendo à problemática do nosso estudo, evidenciamos que esta estrutura organizacional e funcional da escola – a Coordenação do Departamento Curricular, exige: a) um actor – coordenador que reúna saber técnico, competência científica e autoridade profissional; b) uma liderança transformacional e pedagógica; c) uma valorização e “profissionalização”do cargo; d) dinâmicas de trabalho assentes na colaboração e na participação. Os resultados obtidos mostraram que: a) o profissional CDC exerce uma diversidade de papéis, funções e tarefas, cada vez mais complexas, sem formação específica para o cargo; b) As lógicas, igualitarista e paritária, explicam a quase inexistência da prática da supervisão e controlo pedagógico sobre as práticas docentes e a ausência de reconhecimento e valorização do cargo; c) A predominância da lógica disciplinar tem vindo a condicionar o trabalho nos departamentos e a dificultar o trabalho de articulação e gestão curricular, continuando a existir a prática do individualismo docente. Contudo, os elementos recolhidos sugerem algumas mudanças ao nível das formas de trabalho entre os professores. A prática de novas modalidades de trabalho pedagógico que passam pela prática colaborativa e colegial (trabalho em equipa, reflexão e avaliação conjunta de actividades, troca de experiências e materiais, cooperação entre professores, reflexão conjunta sobre práticas pedagógicas), procuram inverter a posição privilegiada ocupada pela prática do individualismo docente e são percepcionadas como um meio de crescimento profissional, de participação na organização e de qualidade do ensino. O actual momento político – educativo, com a publicação de novas leis relativas à carreira profissional dos professores e à gestão escolar, situam esta estrutura de gestão pedagógica intermédia e o seu coordenador numa encruzilhada entre o instituído e novos desafios que poderão contribuir para abrir fissuras nas lógicas e nas práticas instituídas.
- Teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitaisPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraApresenta-se neste trabalho a teoria de estilos de aprendizagem para a educação com base em um referencial teórico europeu. Com esses referenciais se estabelece uma convergência com as tecnologias digitais, a partir dos elementos que caracterizam os novos paradigmas emergentes. O objetivo está em apresentar ao contexto educacional análises pedagógicas para o uso das tecnologias no espaço educativo. Para tanto a metodologia desenvolvida de pesquisa é a descritiva e qualitativa e tem por base uma pesquisa de pós-doutorado finalizada recentemente. Os resultados encontrados facilitam entender essa teoria como uma diretriz explicativa sobre a importância das tecnologias no espaço educativo.