Browsing by Author "Vieira, Paula Catarina Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uso e potenciação das tecnologias digitais no ensino da educação visual e tecnológica : um estudo de caso em São MiguelPublication . Vieira, Paula Catarina Fernandes; Moreira, J. AntónioEsta sociedade, em rede, em constante mudança, plena de tecnologias, precisa de cidadãos que consigam adaptar-se e que possuam competências que lhes permita singrar na presença delas. É assim necessário que a escola também se modifique e se adapte à realidade, onde o professor não é o detentor de todo o conhecimento e sim o facilitador de aprendizagens. Pretendeu-se com este estudo conhecer e analisar a forma como os professores de Educação Visual e Tecnológica se estão a apropriar, do ponto de vista pedagógico, das Tecnologias de Informação e Comunicação e como estão a potenciar o seu uso na sala de aula. Foi efetuado um estudo de caso, de cariz qualitativo. Para tal, foram realizadas onze entrevistas, a professores de Educação Visual e Tecnológica, que lecionam na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Foi utilizada a técnica de Análise de conteúdo, por forma a tentar perceber a realidade descrita nas entrevistas. Da análise efetuada concluiu-se que a maioria dos professores apenas usam, nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, recursos como o computador, o projetor e a internet, usando, estas tecnologias, como ferramentas de auxílio ao trabalho do professor, não se apropriando das características pedagógicas destas, apesar de possuírem alguma formação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Ficou também patente que as escolas ainda não estão convenientemente apetrechadas de material necessário para que os alunos possam aprender com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação. E que, os coordenadores, no seu papel de supervisores pedagógicos, não estão a promover, convenientemente o uso das tecnologias educativas.