Browsing by Author "Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva"
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- Os conflitos entre alunos e professoresPublication . Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva; Grave-Resendes, LídiaOs conflitos nas instituições podem adquirir um caráter saudável, se fruto de discussão interpares e de uma considerável massa crítica. Na escola, a questão é ainda mais premente e relevante. É nesta instituição, base da sociedade e da socialização, onde se concentra o maior grupo profissional do país – o corpo docente – que tem como missão educar um ainda mais vasto grupo social – os alunos. Neste mundo académico convivem várias gerações, modeladas por vários tipos de formação e educação, cada geração com o cunho próprio dos vários governos que constantemente alteram currículos e formas de funcionamento das escolas, remodelam e reformam os vários aspetos da vida social e académica das escolas. Por conseguinte, é o local mais natural para existirem conflitos intergeracionais, académicos, sociais e políticos, porque a educação é uma área política por excelência. É relevante que os professores conheçam a realidade para melhor poderem intervir. Com base num estudo de caso numa escola secundária pública da cidade de Setúbal pretendemos identificar que fatores podem originar conflitos na sala de aula entre alunos e professores, conhecer que tipos de conflitos existem entre alunos e professores de turmas de 9ºAno, que perceção desses conflitos possuem esses alunos e como são resolvidos esses conflitos. A metodologia consistiu na utilização de inquéritos a alunos de cinco turmas de 9ºAno (caráter quantitativo), a uma entrevista ao coordenador do gabinete de intervenção disciplinar da escola (caráter qualitativo) e no tratamento de dados de documentos oficiais da escola – desde 2009 até final do primeiro período de 2013/2014. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos reconhece a existência de conflitos entre alunos e professores. É significativo o número de alunos que identifica o facto de professores não terem as aulas bem preparadas como fonte de conflitos na sala de aula, assim como passar bem a mensagem e estar motivado em lecionar a turma.
