Browsing by Author "Soares, Isabel Maria Pardal Hanemann Soares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a avaliação e a animação da colecção da biblioteca escolar Cândida Reis numa perspectiva de trabalho colaborativoPublication . Soares, Isabel Maria Pardal Hanemann Soares; Vasconcelos, Ana IsabelA colecção de uma biblioteca (escolar), entendida como um conjunto de recursos documentais, de vários tipos e em diferentes suportes, de acesso local ou remoto, deve ser pensada e avaliada em função do público específico que vai servir e das respectivas necessidades, tanto a nível de conteúdos como de suportes, bem como das condições físicas e materiais disponíveis. Para garantir o princípio da adequabilidade da colecção, é necessário pois proceder a um estudo destes dois vectores orientadores – público e necessidades –, assumindo como certo que tal estudo terá de ser periodicamente revisto, em função das mudanças que possam entretanto ocorrer no respectivo universo de referência. No entanto, uma colecção que, sendo periodicamente avaliada, responda aos requisitos estabelecidos não garante, por si só, os níveis de utilização esperados. Determinar, no que concerne os docentes de Ciências Naturais, neste caso a nível das subclasses 502, 504, 549, 55, 56, 575 e 576/578 da tabela de classificação de assuntos decorrente da Classificação Decimal Universal (CDU) usada na Biblioteca Escolar Cândida Reis, quem está a usar o quê, com que fins e com que frequência é importante para compreender as tipologias de utilização em curso, mas não é suficiente na perspectiva da rendibilização dos recursos informativos. Reunidas essas informações, é crucial, acreditamos, passar à fase da animação do fundo em causa, a qual pode passar pelo estabelecimento de relações colaborativas entre professor bibliotecário (PB) e, no caso em análise, docentes de Ciências Naturais, explorando possíveis mecanismos, procedimentos e actividades de articulação dos curricula da área curricular disciplinar em questão com a colecção da biblioteca, com vista a um modelo de trabalho integrado. É, pois, nesta tripla perspectiva de avaliação e de animação destas subclasses, bem como de trabalho colaborativo que nos propomos realizar este trabalho.
