Browsing by Author "Silva, Maria Paula Barbosa da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Curadoria de conteúdo : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimentoPublication . Silva, Maria Paula Barbosa da; Morgado, LinaA curadoria de conteúdo, processo de peneirar a informação na Web, organizando-a, filtrando-a, atribuindo-lhe sentido e partilhando o melhor conteúdo com a nossa rede, é uma temática emergente. Extravasou o marketing e os media sociais online, áreas em que se encontra em grande expansão, e está a ser apropriada por áreas como a educação e formação. Resulta de um movimento conducente à consolidação e organização do conteúdo disponível online, sendo da responsabilidade de um curador coadjuvado por novas ferramentas da Web. Com base num corpus de documentos relacionados com a área em que a curadoria emergiu e de testemunhos dos seus benefícios no ensino/formação, caracteriza-se a definição que constitui o objeto de estudo e elencam-se as características de um curador, as fases e as ferramentas próprias para esta curadoria fora do museu. Identificadas as principais capacidades ativadas pelo processo da curadoria - pesquisa, construção de sentido e partilha - comuns à gestão pessoal do conhecimento, inicia-se um estudo de índole qualitativa, com uma fase inicial de observação seguida da aplicação de um inquérito por questionário online à comunidade internacional, com versões em português e inglês. Para perseguir o objetivo de contribuir para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimento, foi selecionado o serviço Scoop.it. Relativamente às questões que orientaram a pesquisa, concluímos que a curadoria de conteúdo é uma prática utilizada por agentes ligados ao ensino e/ou à formação. O processo de curadoria analisado através do Scoop.it demonstrou contemplar as três principais capacidades gerais ativadas pela prática de curadoria de conteúdo, havendo evidências do modo como este tipo de curadoria favorece a gestão pessoal do conhecimento. Dado o crescimento explosivo de dados online, aliado à necessidade de encontrarmos informação coerentemente contextualizada por temas, o contributo deste estudo é alertar para a premência da curadoria de conteúdo para fomentar a gestão pessoal do conhecimento.