Browsing by Author "Silva, Bruno Cássio de Andrade e"
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- Conecta Sífilis: o potencial de uma comunidade virtual para a prevenção de sífilis em gestantesPublication . Silva, Bruno Cássio de Andrade e; Sousa, LúcioA discussão sobre alternativas de combate à epidemia de sífilis no Brasil estimulou o fortalecimento de uma Cooperação Técnica Internacional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Aberta de Portugal, no âmbito de um pacto interfederativo, denominado Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em nível de mestrado. Para colaborar com a reflexão em torno dessa área de interesse, esta dissertação tem como objeto de estudo discutir o potencial de uma comunidade virtual como ferramenta de prevenção aos casos de sífilis em mulheres gestantes, um dos grupos considerados prioritários na atenção em saúde. O nosso objetivo geral é investigar a viabilidade da utilização da comunicação digital para o compartilhamento de informações corretas sobre essa infecção sexualmente transmissível e, dessa forma, colaborar com a prevenção de novos casos da enfermidade. Para essa investigação, estabelecemos três objetivos específicos: 1) verificar se unidades públicas de saúde de Natal usam ferramentas digitais de comunicação para a troca de informações com mulheres gestantes; 2) identificar exemplos bem sucedidos de uso da linguagem virtual na prevenção de doenças nesse público; 3) definir uma estratégia de comunicação para emprego em uma comunidade virtual direcionada, especificamente, às mulheres gestantes. Com a finalidade de alcançarmos os nossos objetivos, buscamos a fundamentação teórica na definição clássica de comunidades virtuais (Howard, 1996), na concepção de cibercultura (Lévy, 1999), na definição de sociedade em rede (Castells, 1999) e na abordagem sobre redes sociais na internet (Recuero, 2009). Metodologicamente, esta pesquisa pode ser classificada como qualitativa de vertente etnográfica (Angrosino; Flick, 2009; André, 1995), apoiada também nas concepções de interculturalidade (López, 2019), de Etnografia Digital (Kozinets, 1998) e no conceito de comunidades de aprendizagem e de prática (Schlemmer, 2012).