Browsing by Author "Rodrigues, Maria Isabel Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Vocabulário e (des)motivação para a leituraPublication . Rodrigues, Maria Isabel Moreira; Falé, IsabelVivemos numa era tecnológica, em que as novas formas de acesso ao conhecimento florescem a um ritmo galopante e que fornecem aos nossos alunos um manancial inesgotável de recursos que colocam, por vezes, a leitura, no sentido mais tradicional, num lugar secundário das suas preferências. Paradoxalmente, é do senso comum que ler (e mais ainda, saber ler) é uma competência imprescindível para se alcançar sucesso a nível do contexto escolar e a nível social e profissional, o que significa que a importância da leitura não se restringe apenas aos anos que os alunos passam em ambiente escolar. Nesta investigação procurou-se indagar se os nossos alunos têm consciência da importância da leitura, se estão devidamente motivados para lerem, se os seus indicadores motivacionais se mantêm ao longo dos 2º e 3º ciclos e se a complexidade lexical contribui de alguma forma para a (des) motivação dos jovens alunos perante a leitura. Para tal, e através da reflexão e da investigação, pretende-se contribuir para a elucidação de todos os agentes educativos, da comunidade educativa em geral e dos professores em particular, acerca da temática em estudo. Dentro desta perspetiva, propusemo-nos levar a cabo um estudo empírico numa escola em que os índices culturais e as perspetivas culturais e profissionais são muito reduzidos, aplicando um inquérito a 100 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.